Castanha-do-pará impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia

Reprodução: AWEBIC

A castanha-da-amazônia, também conhecida como castanha-do-pará, tem ganho papel de destaque no desenvolvimento sustentável da Amazônia, em especial da região Norte. Isso acontece, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de pagamentos por serviços ambientais.


Além de garantir o armazenamento de carbono e a regulação do clima, bem como ajudar o país a cumprir metas de programas governamentais e acordos internacionais, a castanha tem colaborado para gerar renda em comunidades extrativistas ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A conclusão foi divulgada na publicação Castanha‑da‑Amazônia: Estudos sobre a Espécie e sua Cadeia de Valor Aspectos Sociais, Econômicos e Organizacionais. O livro está disponível para download na internet.

“Os cientistas analisaram os pagamentos por serviços ambientais (PSA) e o pagamento por redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia. Ambos os mecanismos se destacam pelo potencial de agregar valor às florestas com ocorrência da castanheira, ao trazer benefícios adicionais como o armazenamento de carbono, regulação do clima e o cumprimento de metas estabelecidas em programas governamentais e acordos internacionais”, detalha a Embrapa.

Segundo a Embrapa, a castanheira desempenha um “papel crucial” para a conservação da Amazônia, estando presente em cerca de 32% do bioma (2,3 milhões de km², aproximadamente). O estudo mostra que, embora as castanheiras representem apenas 3% dos indivíduos em um castanhal na Amazônia Setentrional, elas contribuem com 40% da biomassa viva acima do solo, dos quais cerca de 50% são carbono.

Artigo anteriorSecretário-geral de Administração do TCE-AM destaca desafios de gestão para o biênio 2024-2025
Próximo artigoWilson Lima entrega nova Base Arpão e mais 15 viaturas ao Corpo de Bombeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui