CDC da ALEAM apreende mercadorias impróprias ao consumo no DB/Adrianópolis

Mercadorias apreendidas no DB/Foto: Divulgação
Mercadorias apreendidas no DB/Foto: Divulgação
Mercadorias apreendidas no DB/Foto: Divulgação

A Comissão de Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), apreendeu diversos alimentos impróprios ao consumo, em fiscalizada no hipermercado DB, bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus, após denúncia.

Durante a vistoria, alimentos com mofo e fora do prazo de validade foram retirados das prateleiras. No total, os fiscais apreenderam 32 bandejas de gengibres mofados, além de 19 sacolas com batatas, fora do prazo de validade. Também foram encontradas sete bandejas com quiabos vencidos, 17 bandejas com pimentões impróprios ao consumo e mais 15 bandejas com alfaces vencidas.


O deputado estadual Marcos Rotta, presidente da Comissão, lembrou que esse trabalho conta sempre com a ajuda dos consumidores, que devem denunciar. “Essa fiscalização foi motivada por uma denúncia que recebi. Imediatamente, acionei a Comissão de Defesa do consumidor, a qual eu presido e, logo os fiscais foram ao hipermercado e encontraram alguns produtos que foram inutilizados. Mais uma vez a Comissão faz um trabalho em defesa dos consumidores, sabedores que somos que a ingestão de produtos alimentícios fora de suas especificações e validade, pode causar sérios danos à saúde humana”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, Marcos Rotta. Os produtos foram todos inutilizados e jogados no lixo.

Ações da Comissão

As ações da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia continuam sendo feitas por meio de denúncias. Em 2013, foram 12 mil atendimentos, 205 fiscalizações, aplicação de R$ 512,9 mil em multas (por má prestação de serviços, descumprimento de leis estaduais, como a lei das filas, comercialização de produtos impróprios, etc), duas ações judiciais, três mutirões de atendimento, com cerca de 1.500 pessoas beneficiadas, além de 2,5 toneladas de alimentos apreendidos (impróprios ao consumo).

Em fevereiro deste ano, os fiscais da CDC-Aleam aprenderam também mais de 4 toneladas de alimentos com prazo de validade vencido, no hipermercado DB, do bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.

Há menos de um mês, a CDC-Aleam também ajudou um consumidor que deixou o capacete na moto, no estacionamento do Amazonas Shopping e teve o mesmo furtado. O shopping não se responsabilizou pelo acontecido e a Comissão de Defesa do Consumidor conseguiu com que o reclamante ganhasse o ressarcimento.

A coordenadora da CDC-Aleam, Michele Braga, lembrou que qualquer pessoa pode denunciar ou solicitar apoio da Comissão, mesmo que não queira se identificar. “As ações acontecem durante o ano inteiro e, é muito simples fazer as denúncias. Basta ligar para o número 3183-4451 ou nos procurar pela internet, via e-mail: [email protected]. Temos uma equipe de profissionais que estão disponíveis a atender todos os consumidores”, informou Michele.

Artigo anteriorInscrições ao concurso do BASA serão encerradas na segunda-feira(14)
Próximo artigo‘COB nas ruas 2014’ traz a Manaus o judoca campeão Olímpico Rafael Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui