Cerca de 15 mil pessoas atingidas pela cheia recebem ajuda, em Parintins

Atingidos pela cheia, em Parintins, recebem ajuda/Foto: Divulgação
Moradores atingidos pela cheia recebem ajuda, em Parintins/Foto: Divulgação
Moradores atingidos pela cheia recebem ajuda, em Parintins/Foto: Divulgação
Atingidos pela cheia, em Parintins, recebem ajuda/Foto: Divulgação
Atingidos pela cheia, em Parintins, recebem ajuda/Foto: Divulgação

Iniciada no fim de semana, a distribuição de 10 mil kits com itens essenciais como cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, colchões e garrafas com água mineral, para as famílias atingidas pela cheia do Rio Amazonas e seus afluentes, pela Prefeitura Municipal de Parintins, com o apoio do Governo do Estado, ação que pretende atender cerca de 15 mil pessoas na sede do município e na zona Rural.

De acordo com o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), a água já está avançando nas ruas da cidade, causando a interdição de algumas vias e prejudicando o acesso dos moradores. “Nesta segunda-feira, começamos um trabalho para aterrar parte da Avenida Paraíba, uma das principais vias de Parintins e que está parcialmente alagada”, disse.


A Comissão de Ajuda Humanitária em Parintins é composta por representantes da Defesa Civil de Parintins, Defesa Civil do Estado, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Finanças, Planejamento e Administração. “É uma grande operação coordenada pela Prefeitura. Nós também recebemos um grande apoio do governo do Estado para atender essas famílias que estão enfrentando uma cheia fora do normal”, afirmou Alexandre.

O prefeito informou ainda na Zona Rural, além da distribuição dos materiais, serão enviadas equipes auxiliares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais para atendimentos às pessoas que necessitarem, além de medicamentos. “Uma guarnição da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal prestará apoio para o desenvolvimento dos trabalhos assistenciais. Uma estrutura de um barco e duas lanchas também fará parte da mobilização”, destacou o prefeito.

Como parte do apoio da Prefeitura de Parintins às famílias atingidas pela cheia, o prefeito Alexandre da Carbrás afirmou que moradores das áreas diretamente afetadas pela cheia terão anistia das contas de água. “Será realizado um estudo sobre as famílias que terão isenção da taxa. Pelo menos sete bairros de Parintins foram diretamente afetados pela cheia”, disse.

Na sede do município, o atendimento individualizado às famílias iniciou, ontem, segunda-feira, na rua Coronel Barreto Batista e proximidades, no bairro Itaguatinga. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Parintins, Suammy Patrocínio, enquanto as equipes realizam a entrega dos kit’s para as famílias, os profissionais de saúde e assistência social realizarão atendimentos em tenda montadas na área externa da escola São Francisco de Assis.

O Corpo de Bombeiros participa da ação com uma unidade de resgate para prestar socorro de emergência em caso de alguma eventualidade e a Polícia Militar prestará colaboração com a disposição de uma viatura e policiais militares.

Artigo anterior‘Caravana da Cidadania’ chega às escolas públicas da zona Leste de Manaus
Próximo artigoFórum Nacional quer estimular formação de comitês de bacias hidrográficas no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui