Cerca de 80 mil pessoas foram beneficiadas nos Centros de Reabilitação da Susam

Centros atendem pessoas em busca de reabilitação física/Foto: Divulgação
Centros atendem pessoas em busca de reabilitação física/Foto: Divulgação
                      Centros atendem pessoas em busca de reabilitação física/Foto: Divulgação

Aproximadamente 80 mil pessoas, foram beneficiadas, no período de janeiro de 2015 a junho de 2016, pelos Centros Especializados em Reabilitação (CER), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e oferta de equipamentos de reabilitação, como próteses, órteses e cadeiras de roda. Nesse espaço de tempo foram entregues 45.129 aparelhos com 34.395 atendimentos clínicos.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que o CER é um serviço especializado no atendimento a pacientes com deficiência física, auditiva e neurológica. “Temos quatro centros funcionando no Estado – dois em Manaus, no bairro Colônia Antônio Aleixo e na Policlínica Codajás, um no município de Itacoatiara e outro em Coari”, enumerou.


Somente na Policlínica Codajás, 43.533 pessoas foram beneficiadas pelos serviços do centro. No CER do bairro Colônia Antonio Aleixo, 16.596 foram atendidas. Em Itacoatiara foram 12 mil e em Coari 7.395 mil.

Pedro Elias ressalta que o CER de Coari foi inaugurado em dezembro do ano passado e atende, também, pacientes de municípios vizinhos como Tefé, Codajás, Alvarães e Maraã. “Somente nesta unidade são realizados, em média, 97 atendimentos por dia. Levar esses serviços para o interior do estado faz parte dos esforços do Governo do Estado para melhorar a assistência à população dessas localidades”, disse.

Segundo a coordenadora estadual da Rede de Atenção a Pessoas com Deficiência, Semira Torres, em todos os centros os pacientes contam com o atendimento de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de Fisioterapia, Ortopedia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Assistência Social. “A entrega de equipamentos é apenas parte do processo. Temos equipes multiprofissionais que trabalham no sentido de prestar assistência integral aos usuários”, acrescentou.

Ela explica que para ter acesso ao atendimento especializado (e a equipamentos) no CER, é necessário realizar inscrição, por meio da apresentação dos seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, registro de nascimento (se for menor), cartão SUS, CPF, comprovante de residência, encaminhamento médico com diagnóstico, n° do CID e boletim de alta.

Artigo anteriorPelo menos 70 baleias são encontradas mortas no Chile
Próximo artigoPF prende grupo que planejava atentado na Rio 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui