Cheia do rio Negro pode ficar dentro da normalidade

Foto: Reprodução

Neste ano, em Manaus, o rio Negro deve continuar subindo até atingir o pico no valor entre 27,90m a 28,60m, que corresponde a um patamar de 1,12m abaixo da cheia de 2019. A cota do rio atualmente na capital amazonense é de 26,72 metros. A cheia do rio Negro em Manaus registra seu nível mais elevado entre os meses de junho ou julho.


Conforme a pesquisadora responsável pelo monitoramento da bacia ocidental do rio Amazonas, Luna Gripp, neste ano o rio começou com uma cota muito alta. Mas em fevereiro, como as chuvas ficaram abaixo do esperado, o rio passou a apresentar um comportamento normal. “Essa informação permitiu na primeira divulgação que o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus adiassem esforços de Defesa Civil para prevenção e mitigação de danos para populações ribeirinhas, que potencialmente poderiam ser atingidas pelas cheias, possibilitando que as equipes fossem alocadas para ações de combate à pandemia por Covid-19 e a projeção se mantém a mesma”, destacou.

A divulgação da previsão de cota máxima que o rio Negro deve atingir em Manaus a cada ano é realizada em três etapas, quanto mais próximo ao pico da cheia, mais precisa é a projeção calculada pelos engenheiros do Serviço Geológico do Brasil. O primeiro alerta foi emitido no dia 31 de março. A inundação na capital do Amazonas somente ocorre quando o nível do rio chega aos 29m. A próxima e última projeção será divulgada no dia 29 de maio.

Artigo anteriorBolsonaro estende a mão, mas ‘ganha’ cotovelos como resposta
Próximo artigoAnatel converte multa em obrigação; saiba como funciona

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui