Chevrolet Onix é o carro mais vendido no Amazonas – por Lucia Camargo Nunes

Chevrolet Onix - Foto: Chevrolet

Em um 2021 entre altos e baixos, falta de peças e disparada de preços, a GM conseguiu, mesmo sem produção por quase seis meses, fazer do Onix seu líder de vendas no Amazonas.

Dos 10 mais vendidos, não há nenhum SUV, o segmento que mais cresceu no país em 2021. Mas logo atrás do Mobi, há uma sequência de SUVs entre os mais licenciados: Hyundai Creta (597 unidades), Chevrolet Tracker (595), VW T-Cross (501), Nissan Kicks (472), Honda HR-V (440) e Jeep Renegade (434).

Os compactos e picapes também estão entre os autoveículos mais emplacados no estado. Gol, Argo, Kwid, HB20 e Mobi ressaltam a força do segmento de hatches, junto com o Onix Plus (sedã), ao lado das picapes Strada, S10 e Hilux. Confira

Top 10 dos mais vendidos em 2021 no Amazonas

Modelo                                               Unidades

1º Chevrolet Onix
2.147
2º Fiat Strada
1.512
3º Volkswagen Gol
1.502
4º Chevrolet Onix Plus
1.498
5º Chevrolet S10
1.419
6º Fiat Argo
1.158
7º Renault Kwid
994
8º Hyundai HB20
925
9º Toyota Hilux
889
10º Fiat Mobi
864

Fonte: Fenabrave

Strada é líder no Brasil e Onix atinge 5º lugar

Strada – Foto: Stellantis

O ano encerra com um comercial leve no topo das vendas. A Fiat Strada foi a líder isolada de emplacamentos no Brasil, seguida pelo Hyundai HB20 e Fiat Argo. O Onix arrancou boa recuperação no segundo semestre e ficou em 5º. Em um cenário nacional mais dissolvido, os SUVs têm menos destaque, mas devem avançar mais em 2022. Confira o ranking do país em 2021.

Top 10 dos carros mais vendidos no Brasil em 2021

Modelo                                               Unidades

1º Fiat Strada
109.107
2º Hyundai HB20
86.455
3º Fiat Argo
84.644
4º Jeep Renegade
73.913
5º Chevrolet Onix
73.623
6º Jeep Compass
70.906
7º Fiat Toro
70.890
8º Volkswagen Gol
66.228
9º Fiat Mobi
65.847
10º Hyundai Creta
64.759

Fonte: Fenabrave

Novo Renegade, agora, por completo

Novo Jeep Renegade Trailhawk – Foto: Stellantis

Em mais um spoiler antes do lançamento, a Jeep mostra um segundo teaser do novo Renegade, revelando o carro por completo na versão Trailhawk. O modelo agora exibe nova grade e faróis com DRL.

Por dentro, o novo Jeep recebe central multimídia de 8,4” no painel e novos s volante e quadro de instrumentos Full Digital. Os bancos com o logotipo da versão possuem costuras em vermelho.

Novo Jeep Renegade Trailhawk – Foto: Stellantis

Renault revela novo Kwid

A Renault confirmou para 20 de janeiro o lançamento da nova geração de seu subcompacto Kwid, produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Na linha 2022, o Kwid mantém os contornos da grade dianteira, com novos elementos, e faróis mais afilados, deixando a frente mais delicada. Atrás, basicamente as lanternas ganham novo desenho, e por dentro a Renault fez pequenos retoques.

Novo kwid – Foto: Renault

A melhor novidade virá sob o capô: o Kwid herda o motor 1.0 de 82 cv usado no Sandero (upgrade de 12 cv em relação ao antecessor), enquanto a Renault se antecipa à obrigatoriedade e passa a oferecer no subcompacto o controle de estabilidade, conhecido pela sigla ESC, recurso que ajuda a manter o controle do carro em curvas fechadas ou em desvios bruscos.

Superando os 1.000 km de autonomia

Mercedes Vision EQXX – Foto: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz apresentou na CES 2022, maior feira de eletrônicos do mundo em Las Vegas (EUA), o carro-conceito Vision EQXX, que rompe a barreira dos 1 mil km de autonomia com uma única carga de bateria. Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a equipe de engenharia maximizou a eficiência de longa distância.

Com expectativa de chegar ao mercado em até 3 anos, o Vision EQXX possui motor de 204 cv, coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) de apenas 0.18 e equipado com painéis solares sobre o teto que lhe garantem um alcance adicional de 25 km.

Mercedes Vision EQXX – Foto: Mercedes-Benz

Em seu interior com quatro bancos individuais há tela de 47,5”e 8K de resolução que se estende por todo o painel.

Que tal um cinema sobre rodas?

A BMW propõe um cinema sobre rodas. O sistema My Mode Theatre, exibido na CES 2022, transforma a parte traseira do interior do veículo em uma sala privativa com som surround e conectividade 5G por meio de uma tela de 31”e resolução de até 8K.

BMW Theatre Screen – Foto: BMW

Outra inovação levada pela BMW foi o iX Flow E Ink, recurso que muda a cor do veículo por dentro e por fora, conforme a vontade do motorista, variando de um modelo mais discreto ou esportivo.

A pintura da carroceria, com milhões de microcápsulas, contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Um estímulo por campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada.

BMW iX Flow – Foto: BMW

O sistema também ajuda na energia térmica: sob o sol forte, por exemplo, a carroceria branca reflete melhor a luz do sol, reduzindo o aquecimento do habitáculo. Em dias mais frios, a superfície escura ajuda a absorver mais calor do sol. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a sua autonomia.

Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui