Chinês leiloa jarra de ar puro da França como forma de protesto contra a poluição no país 

Turistas que visitam a capital precisam usar máscaras
Getty Images

Um artista de Pequim, capital da China, retornou de uma viagem de negócios no sul da França com uma jarra de vidro com ar limpo. Ele trouxe o objeto para protestar contra os altos índices de poluição que sufocam seu país. 


Em março deste ano, Liang Kegang colocou a jarra em leilão e vendeu por cerca de R$ 1800 reais. Em entrevista, o artista disse que aquela era uma forma genuína de protestar.

— Esta é minha maneira de questionar o ar poluído da China e expressar minha insatisfação.

Segundo o jornal Huffington Post, altos dirigentes da China se comprometeram a se esforçar para limpar o ar do país, em resposta ao ativismo de cidadãos cada vez mais envolvidos com as questões ambientais. A tarefa é difícil e deve ser equilibrada para não desestabilizar o desenvolvimento econômico. 

Em fevereiro, 20 artistas usando máscaras de poeira se deitaram no chão e se fizeram de mortos para protestar contra a situação. Outro grupo simulou um funeral que marcava a morte do último cidadão chinês por causa da poluição. 

Poluição em chamas: resíduos industriais incendeiam rio na China

Poluição obriga mais uma cidade chinesa a limitar venda de automóveis

Para o comprador da obra de Kegang, a peça é muito oportuna.

— Não importa se é em Pequim ou na maioria das cidades chinesas, a poluição do ar é um assunto sério. Este trabalho realmente combina com a ocasião. 

Os empresários do turismo também veem os problemas ambientais como forma de ganhar dinheiro. Cada vez mais promovem viagens para as cidades chinesas que ainda não foram atingidas pela poluição.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Artigo anteriorGreve na Argentina paralisa país e expõe divisões políticas e sociais 
Próximo artigoNova Madeleine? Australianos buscam desesperadamente por menina de três anos sequestrada de dentro de seu quarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui