População está comendo peixe contaminado em 6 estados da Amazônia

Foto: Recorte

Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira estão com peixes contaminados por mercúrio. A informação é de um estudo inédito que identificou que peixes consumidos pela população em seis estados da Amazônia brasileira têm contaminação por mercúrio com concentração do metal 21,3% acima do permitido.


Nos municípios amazonenses, esse índice sobe para 50%. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (30). Em Roraima, onde análises foram feitas apenas na capital, Boa Vista, 40% dos peixes analisados possuem índices do metal pesado altamente tóxico superior ao limite recomendado pelas regras sanitárias e de saúde.

Ao todo, foi identificado que peixes vendidos a consumidores que vivem no Acre, Amapá, Amazonas, Pará Rondônia e Roraima chegam às mesas das famílias com altos níveis de mercúrio – para os pesquisadores, essa alta tem relação com o avanço de garimpos de ouro. Foram coletadas amostras de 80 espécies de peixes em todas as capitais destes estados e de outros 11 municípios do interior.

A presença do mercúrio no organismo humano pode causar problemas de saúde que afetam o sistema nervoso, sendo mais grave o consumo por grávidas, por sua interferência na saúde do bebê, e para crianças.

Artigo anteriorAssaltante é baleado na cabeça pelo próprio comparsa
Próximo artigoPolícia Militar recupera moto roubada na Cidade Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui