Cinquenta escolas estaduais de Manaus recebem o Programa Transforma

Programa Transforma, em Manaus/Foto: Divulgação

Será lançado hoje, segunda-feira (04), o Programa Transforma, em 50 escolas estaduais de Manaus, pelo Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), projeto que introduz valores e esportes olímpicos e paralímpicos nas escolas. A cerimônia acontece no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Áurea Nascimento Braga, no bairro Compensa 2, às 09h00.
Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, foram contempladas unidades de ensino de todas as zonas geográficas de Manaus, nas quais professores de educação física e coordenadores pedagógicos passaram por treinamento para serem multiplicadores junto aos estudantes. “Esse é o principal legado dos Jogos Olímpicos: levar o espírito e os valores olímpicos para o cotidiano das nossas crianças e jovens. Através do Transforma, eles terão o aprendizado de modalidades olímpicas pouco conhecidas como o goalball e o badminton, por exemplo, e podem se interessar por esses esportes, podendo até se tornarem grandes talentos no futuro”, afirmou.


O Transforma é um projeto do Comitê Rio 2016 e está sendo implantado em Manaus em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seduc, sob a coordenação do Comitê Manaus 2016.

Treinamento – Em setembro, foi realizado o treinamento presencial para professores de educação física e coordenadores pedagógicos que irão atuar no projeto em Manaus. Também foram oferecidos, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares e sugestões de conteúdo para aulas.

Além disso, foi disponibilizado ainda o treinamento virtual para as escolas do interior do Estado que quisessem aderir ao programa, por meio de uma plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação (MEC). Cada público contou com uma formação com conteúdo específico de acordo com a atuação dentro das escolas. O público-alvo foram coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores de agentes jovens.

Programa – Lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Festival – Além das atividades que irão iniciar nas escolas, o Comitê Manaus 2016 já  realiza os Festivais Transforma, em parceria com as federações esportivas, Seduc, Sejel, Secretaria Municipal de Esportes (Semjel) e Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (Seped) para promover o contato da população com esportes olímpicos e paralímpicos.

Desde dezembro, foram realizadas três edições do projeto, em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar diversas modalidades, como rugby, hóquei sobre grama, basquete em cadeira de rodas, canoagem, polo aquático, luta olímpica, judô, badminton, boxe, tênis de quadra, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, goalball e atletismo adaptado.

Artigo anteriorEstudante é executado a tiros por dupla em motocicleta, na Zona Norte de Manaus
Próximo artigoDefesa da presidente Dilma no processo de impeachment será entregue hoje(04)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui