Colômbia instala embaixada no AC para receber turistas durante a Copa

Colombianos são recebidos na Embixada, em Rio Branco/Foto: Rayssa Natani
Colombianos são recebidos na Embixada, em Rio Branco/Foto: Rayssa Natani
Colombianos são recebidos na Embixada, em Rio Branco/Foto: Rayssa Natani

Para atender os turistas colombianos que passarão pelo Acre para assistir os jogos da Copa do Mundo, a Secretaria de Turismo (Setur) concedeu espaço para a instalação da embaixada colombiana, em Rio Branco, durante a Copa.

A estrutura foi montada no prédio da secretaria e deve prestar serviço a estes turistas. De acordo com a Setur, 10 mil colombianos devem passar pelo Acre durante o período de 12 junho a 13 de julho. O cônsul da Colômbia em Manaus (AM), Raul Romero, está no Acre e deve permanecer até a próxima semana no estado.


A secretária de Turismo, Rachel Moreira disse que o espaço foi solicitado pela própria embaixada. “A Colômbia foi um dos países que mais adquiriu ingresso para a Copa do Mundo e muitos desses torcedores vão entrar pela Carretera Interoceânica. Estamos montando uma estrutura para atender essas pessoas, agilizar procedimentos, problemas em documentação e outras demandas”, explica.

Para a secretária, o Acre será porta de entrada para o Brasil, sendo o primeiro estado pelo qual estes turistas irão passar. Ao todo, a Setur estima uma circulação de mais de 20 mil turistas durante os jogos da Copa do Mundo. Com isso, Rachel acredita que os impactos tendem a ser positivos na economia do estado.

“Os serviços que os turistas podem utilizar no Acre impactam no turismo, que é formado aproximadamente por 52 atividades. Ou seja, eles podem não parar aqui, mas devem passar para abastecer carros,  frequentar bares, hotel, e outras variedades dessa cadeia turística”, salienta.

O cônsul da Colômbia em Manaus, Raul Romero, veio ao estado para acompanhar a instalação do espaço e garantiu parceria com as autoridades acreanas para prestar apoio aos colombianos. “O governo colombiano está interessado em trabalhar com as autoridades brasileiras para que nós possamos resolver qualquer problema que possa surgir aos colombianos durante estes jogos do mundial”, destaca.

Romero deve ficar no Acre até a próxima terça-feira (10) e depois seguir para Manaus (AM), onde trabalha e representa o governo da Colômbia naquele estado. A Setur informou que o fluxo de colombianos começou a intensificar na tarde desta quarta-feira (4) e que o cônsul deve acompanhar este trabalho nos seus primeiros dias.

Em uma estimativa, Rachel diz que já foi informada sobre um número aproximado de turistas que devem passar pelo estado acreano. De acordo com a secretária, o Acre deve receber, aproximadamente, 400 pessoas do Chile, que devem chegar na capital transportadas por 200 motorhomes, 15 mil peruanos, 8 mil equatorianos e 10 mil pessoas vindas da Colômbia.

Rachel destaca também que, apesar das seleções do Peru e Bolívia não estarem disputando o título mundial, moradores desses países também devem chegar ao Brasil, através do Acre, para assistir a Copa.(G1)

O governo, nesta semana, iniciou um projeto para ornamentar espaços públicos com as cores do Brasil, a iniciativa pretende, segundo Rachel, recepcionar os turistas e deixá-los em clima de Copa.

“Eles estão vindo assistir jogos, mas nosso objetivo é fazê-los voltar mais vezes ao nosso estado. Há dois meses recebemos uma equipe de televisão da Colômbia e acredito que isso fortaleceu para que essa estrutura fosse montada. Nós não fazemos o turismo, mas fomentamos, damos condições para que a iniciativa privada possa crescer, se desenvolver e gerar renda”, ressalta.

Artigo anteriorReus sofre contusão em amistoso e está fora da Copa do Mundo pela Alemanha
Próximo artigoMinistério do Trabalho diz que CEA deve demitir todos os comissionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui