Como lavar os cabelos corretamente: 4 dicas para acertar nos cuidados

Foto: Reprodução

Lavar os cabelos faz parte da nossa rotina de cuidados, mas não é porque isso é feito com frequência, que necessariamente é feito da maneira correta. A verdade é que muitas pessoas lavam os cabelos de forma incorreta, o que pode acarretar problemas capilares.


4 dicas para não errar na hora de lavar os cabelos

Para evitar erros, vale a pena conhecer 4 dicas de ouro para não errar na hora de lavar os cabelos e ainda aproveitar esse momento para cuidar ainda mais dos fios e garantir saúde e vitalidade às madeixas evitando erros comuns cometidos na lavagem.

1. Água morna sempre

Tomar banhos muito quentes resseca os fios e o couro cabeludo. Além disso, quem tem fios oleosos pode sofrer ainda mais com esse problema, pois a água quente elimina a oleosidade, mas, em contrapartida, estimula a produção de mais óleo.

Se você é fã da água quente, uma boa alternativa é primeiro lavar os cabelos com água morna e depois mudar a temperatura do banho para lavar o corpo. Porém, vale lembrar que a água pelando também prejudica a pele, então é preciso ter atenção;

2. Produtos certos para o seu tipo de cabelo

Não ignore o rótulo das embalagens de shampoo e condicionador e sempre utilize o produto indicado para o seu tipo capilar. Cabelos cacheados, por exemplo, são mais secos e, por isso, ao usar os produtos certos, eles equilibram os níveis de oleosidade.

Já os lisos têm mais tendência à oleosidade, o que demanda o uso de produtos que a controlem. Cabelos com química, tingidos e mal tratados devem ser equilibrados com produtos indicados para fios que passaram por procedimentos químicos para que a fibra capilar seja fortalecida;

3. Evite passar produtos na raiz

Se seu cabelo é longo, comece a aplicar o condicionador sempre das pontas para cima e evite que os cosméticos fiquem em contato prolongado com o couro cabeludo. Já quem tem cabelos curtos deve evitar ficar longos períodos com o condicionador para não prejudicar a região;

4. Seque com cuidado

Evite esfregar a toalha na cabeça com força, pois isso pode arrebentar os fios e ainda estimular a formação de nós. Com uma toalha macia, apenas aperte as madeixas para retirar o excesso de água e depois penteie gentilmente para evitar a quebra.

Cuidados profissionais

As dicas apresentadas nesse artigo podem ser colocadas em prática por pessoas com cabelos longos ou curtos e qualquer tipo de fio, porém problemas específicos, como caspa persistente e queda, devem ser acompanhados por um dermatologista, pois podem ser sintomas de outras condições clínicas.

Artigo anteriorPrefeitura divulga nova data de atrações do #SouManaus Passo a Paço 2022 
Próximo artigoCoreia do Sul registra menor taxa de fertilidade do mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui