Conceição Sampaio ressalta ações dos movimentos de mulheres/Am

Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Danilo mello

Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Danilo mello


Deputada Conceição em evento sobre o Ativismo/Foto: Danilo Mello

“Quero aplaudir e reconhecer, sobretudo, o engajamento das diversas instituições nesse período, o trabalho dos movimentos sociais de mulheres do Amazonas, que em mais um ano mostraram que a unidade que precisamos ter já faz a grande diferença”, declarou a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que considerou extremamente positivo o resultado da campanha mundial de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizado no Brasil de 20 de novembro a 10 de dezembro, na qual a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem sido parceira e protagonista.

Conceição Sampaio destacou entre a vasta programação realizada pelas instituições envolvidas, o alcance das crianças e jovens da rede pública, com o 1º Concurso de Redação e Cartazes sobre a violência doméstica e familiar, realizado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM/Amazonas); a parceria com a Procuradoria Especial da Mulher no Senado, que tem como procuradora a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a qual lançou a campanha “Homem de Verdade não Bate em Mulher”, inserida na campanha do Laço Branco; bem como os encaminhamentos propostos durante a Audiência Pública conjunta da Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal, quando foi avaliado o funcionamento do Juizado de Crimes contra a Mulher, e apontadas propostas de um mutirão no mês de março de 2014, para dar celeridade aos oito mil processos existentes no juizado; a criação de um Observatório da Mulher, para levantamento de dados; entre outras propostas.

“Tivemos o trabalho importante da secretaria executiva de Políticas para Mulheres (SEPM/Amazonas), com apoio dos movimentos de Mulheres. E recebemos nesta Casa Legislativa, crianças e jovens para a premiação 1º Concurso de Redação e Cartazes, com a percepção desses estudantes sobre a violência doméstica e familiar”, enalteceu a parlamentar. E acrescentou que a luta é permanente. “E nesses 16 dias aproveitamos para reafirmar essa luta, para assumir a causa, pois combater essa violência é uma luta de todos. Na violência nós todos perdemos, principalmente os nossos filhos”, ressaltou.

Ativismo no Amazonas

Neste ano, a campanha no Amazonas incluiu apresentação de estudos e levantamentos das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim); atos públicos coordenados pelo grupo de Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA) e pelo Fórum Permanente de Mulheres de Manaus; e o II Fórum de Debates da Mulher Advogada, sobre a erradicação do sub-registro, da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM.

Teve ainda a apresentação à população, à imprensa e aos movimentos sociais, no pátio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no Parque Dez, da primeira de duas unidades móveis recebidas do Governo Federal pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Governo do Amazonas, a qual realizará atendimento a mulheres em situação de risco no interior do Estado.

Os dois veículos tipo ônibus recebidos pelo Estado são parte do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, e a primeira unidade foi entregue no dia 30 de outubro, em solenidade realizada no Palácio Rio Negro, que contou com a presença da ministra chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci.

Artigo anteriorProcurando emprego? Encontre aqui o que lhe interessa hoje(12)
Próximo artigoOnça de 80 quilos atropelada, é achada morta na BR-174

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui