Consciência Negra será homenageada a partir de hoje (08), em Manaus

A reverência à Cultura Afro-Brasileira/Foto: Arquivo

A partir de hoje, domingo (08), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Movimento Negro, promovem a programação comemorativa ao mês da Consciência Negra com atividades sociais, culturais e de saúde. O objetivo é informar, provocar reflexão e atender a população.
A abertura acontece na manhã de hoje, domingo (08), na Escola Estadual Luizinha Nascimento, na avenida Tarumã, na Praça 14, com uma ação de cidadania, com encaminhamentos para emissão de Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho e de consulta oftalmológica. A partir das 12h00 às 18h00, no Quilombo Urbano São Benedito, na avenida Japurá, na Praça 14, acontecem amostras da cultura afro, de música, dança, culinária e artesanato.


No dia 14 (sábado), será realizado um mutirão de saúde à população negra com vários atendimentos médicos das 7h às 16h, na paróquia São Geraldo (avenida Constantino Nery, s/nº, São Geraldo, zona centro-sul) e a exibição do filme “Pedra da Memória”, às 15h00, no terreiro São Lourenço, na rua 22, nº12, conjunto Oriental, Parque Dez, zona centro-sul.

Na segunda (16), até 18 (quarta-feira), haverá a Semana da Consciência Negra “O Movimento Negro e as Políticas Brasileiras”, das 08h00 às 16h00, no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam (avenida General Rodrigo Octávio, nº 6.200, Coroado 1, zona leste).

E de 17 (terça-feira) a 19 (quinta-feira), das 1900 às 22h00, a Ulbra realiza a X Jornada do Curso de Psicologia com o tema “Intercultura, Gênero e Etnia: Diálogos Transversais e Multidisciplinares na Academia e Formação Profissional”.

Para quem gosta de ir ao Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul), no dia 18 (quarta-feira), às 20h, inicia o Festival de Cultura Negra 2015 com a 4ª edição do Personalidades Negras. Serão homenageadas várias pessoas nas categorias: Quilombo, Grupo de capoeira, Juventude Negra, Mulher no movimento, Projeto na Escola, Diversidade cultural e cidadania e Sacerdotes (as). Vários cantores amazonenses vão se apresentar no evento com o show “Cantos Negreiros”.

No dia 19 (quinta-feira), acontecem três atividades que iniciam às 15h00 com uma caminhada nas ruas do bairro Compensa (zona oeste). A concentração será no Centro Desportivo do bairro (CDC) na rua Belo Horizonte. Às 18h00, “Os avanços e desafios da mulher negra no Amazonas” serão tema de roda de conversa na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, na Chapada, zona centro-sul. No mesmo horário, acontece o Centenário do Samba na rua Pintasilgo, nº100, Cidade Nova, zona norte.

‘Caminhada Zumbi’ – Na data em que se comemora a Consciência Negra, dia 20 (sexta-feira), a programação começa com a “Caminhada Zumbi” às 15h00. A partida será da Praça Heliodoro Balbi, passa pelas avenidas Sete de Setembro e Gabriel Salgado até chegar no Paço da Liberdade, onde serão realizadas várias atividades paralelas, como a abertura da Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e uma seresta em comemoração aos 19 anos de existência do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

Para encerrar o mês da Consciência Negra, acontecerão no dia 29 (domingo), das 15h às 21h, no anfiteatro da Ponta Negra, várias atividades culturais, dentre elas apresentações de artistas musicais e de dança, exposição de pinturas e de orixás, além de oficinas de capoeira, turbantes e bonecas.

Artigo anteriorMineradora monitora no ES efeitos de rompimento de barragens em MG
Próximo artigoLuana Piovani fala sobre “rivalidade” com Carolina Dieckmann

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui