Criado o Plano de Educação Ambiental para as escolas públicas de Manaus

Reunião que discutiu o Plano/Foto: Divulgação
Reunião que discutiu o Plano/Foto: Divulgação
Reunião que discutiu o Plano/Foto: Divulgação

A criação de um plano de educação ambiental conjunto, que contemple as escolas da rede municipal de ensino, integrando-as à agenda ambiental da cidade, será o foco do trabalho integrado das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Educação (Semed), em 2015.
O assunto foi discutido durante reunião realizada na tarde da última quinta-feira (12), entre os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e de Educação, Humberto Michilles, na sede da Semed, com a participação de assessores pedagógicos e coordenadores de Educação Ambiental dos dois órgãos.


A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt,  destacou a importância do trabalho integrado das duas pastas e adiantou que serão realizadas agendas conjuntas para a realização, junto às escolas, de eventos, concursos, oficinas e roteiros com temáticas ambientais.

Para o ano de 2015, a secretária de Meio Ambiente sugeriu que fossem destacados como tema as áreas protegidas da cidade de Manaus e as questões relacionadas à fauna silvestre, especialmente por ser o ano do Sauim de Coleira, animal que só ocorre nas florestas urbanas da cidade e que se em contra em vias de extinção.

A Semmas atuará na formação de professores e assessores pedagógicos, por meio de oficinas realizadas em espaços não formais de educação ambiental, a exemplo das Ocas do Conhecimento Ambiental, coordenadas pela Semed, e também parques, unidades de conservação e áreas verdes da cidade, geridas pelo órgão ambiental. “Nossa proposta é desenvolver projetos que vão contribuir para uma mudança de conceitos, capacitando os professores como formadores de consciência que são e ajudando as crianças a pensarem como esses temas são de interesse para suas vidas e como as escolas podem ser multiplicadoras desse conhecimento”, afirmou a secretária Kátia Schweickardt. Deverão ser realizadas atividades, como concursos com premiação para as crianças e escolas sobre temas como a importância da conservação do sauim-de-coleira, combate ao desperdício da água e a importância das áreas verdes e de preservação permanente.

O secretário municipal de Educação, Humberto Michilles, ressaltou a importância do estímulo à permanência do aluno na escola e ao aprendizado, por meio do incentivo à pesquisa, o apoio da tecnologia de ponta e atividades que permitam um efeito prático da educação ambiental na vida escolar, bem como na melhoria dos índices de avaliação das escolas da rede municipal de ensino.  Ele considera oportuna a realização de atividades práticas, aos sábados, com roteiros aos parques e unidades de conservação municipais, levando não só as crianças como também os pais, onde seriam repassadas informações importantes com relação ao meio ambiente. O secretário lembrou que, internamente, a Semed dará início este ano a uma campanha de incentivo à reutilização de papel.

Uma próxima reunião entre representantes da Semmas e da Semed está marcada para acontecer no dia 25 de fevereiro, às 09h00, na sede da Semed, para definição dos detalhes das formações a serem realizadas, bem como os conteúdos a serem trabalhados durante as atividades.

Artigo anteriorCasal envolvido com o tráfico de drogas preso, em Caapiranga no AM
Próximo artigoA ESBAM descumpre ordem do MP e TRT e não paga salários dos professores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui