Cuidado eleitor não amordece a ética – por Flávio Lauria

Flávio Lauria é Administrador de Empresas e Professor Universitário

Cuidado eleitor não amordece a ética – por Flávio Lauria


Ao publicar o que se escreve deve-se estar convencido das razões que servem de estímulo ao pensamento, e é isto que faço ao publicar este artigo antes da eleição.

No próximo dia 02, estaremos elegendo o futuro Governador do Amazonas. Após o 02 de outubro, será difícil evitar o enfado, refrear o fastígio, tolerar os programas eleitorais gratuitos na mídia eletrônica para o segundo turno, pois tudo leva a crer que teremos. Senador, Deputados Federais e Estaduais, se elegem em primeiro turno. Mas, como é preciso cuidar da democracia, resguardá-la com desvelo, pois é o que resta como forma de governo palatável ao País e útil a seu destino, temos que estar atentos. Via de consequência é preciso votar bem. E o eleitor tem que saber distinguir o político profissional que teima em ficar na defesa de postulações personalistas e grupais. É preciso ter cuidado para não amordaçar a ética e exaltar-se o corporativismo político.

E preciso ver quem se empenha na defesa séria e consequente de suas ideias e convicções sobre o sentido dos vocábulos! Melhor ainda, o eleitor tem que votar ao que renuncia ao engodo, à farsa eleitoreira e, principalmente, ao alarido farisaico com que desancam alguns políticos. Decerto, tolice a minha em assim pensar. Coisa de manauara não obstinado e hostil como o são os nacionalistas radicais; mas tolo assim mesmo, é claro. Nossos políticos, desgraçadamente (sei que peco pela generalização), não se educaram o suficiente para representar o cidadão que postulam representar. É preciso ter cuidado e verificar quem dentro destas raras e honrosas exceções, não é medíocre e oportunista, corporativista, ferrenho auto promotor e até mesmo corrupto. No que concerne à mediocridade, nada de surpresa. Ë preciso que se vote olhando a seriedade, correção e senso de compromisso e responsabilidade.

É preciso que se analise o candidato a governador, e nada tenha que lhe comprometa a honradez, evidentemente que é quase uma façanha, se levadas em conta as denúncias e acusações que nos bombardeiam a paciência diariamente. Cuidado eleitor, vote em um homem do seu tempo, atualizado e bem informado, sabedor pois, que a globalização capitalista que domina o mundo tem faces muito cruéis, decorrentes da hegemonia conferida ao capital financeiro. Cuidado eleitor, vote em quem tem a biografia política ser resumida como a exata e rara negação da receita tradicional de qualidades negativas que costumam garantir o “sucesso” nesse métier entre políticos.

Precisamos de muitas coisas em nosso Estado, e isto só acontecerá até por questão de identidade e concepções com um gestor no governo, que traga benefícios á coletividade, motivando pessoas e oxigenando organismos sociais. Há uma esperança, de que o povo tenha esquecido de promessas não cumpridas, e que dê um basta a tanta demagogia. É preciso, portanto, ter cuidado caro eleitor, na eleição do dia dois de outubro, torne este processo democrático didático, amadureça com os erros e omissões cometidos no passado. Á juventude, espero que não permitam conforme Hemingway, que o nosso torrão seja arrastado para o mar como se fosse um promontório – um solartão íngreme que não mais possamos alcançar com nossos próprios passos. E,“… se alguém perguntar por quem os sinos dobram?”- , que eles não dobrem por nós.

Artigo anteriorBolsonarista deixa sua mulher ‘sem comer’ ao descobrir que ela vota no Lula (vídeo)
Próximo artigoHorário de votação será unificado em todo o país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui