Curso de recreação e lazer reúne voluntários para a Colônia de Férias Sejel

Foto: Tácio Melo / Sejel

Pelo menos 80 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (04) do curso de Recreação e Lazer, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, zona Centro-Oeste, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O curso, além de somar horas complementares a acadêmicos, também capacitou os participantes para atuarem na 1ª Colônia de Férias Sejel, que acontece de 8 a 20 deste mês.


Com a dinâmica de interação, objetivando que todos os participantes se conhecessem, o palestrante Taner Teixeira, que é professor e Coordenador de Eventos da Sejel, deu início ao curso que reuniu profissionais e estudantes de Educação Física, Pedagogia, Artes e Música.

O coordenador trabalhou os conceitos de jogos, lazer, recreação, os tipos de jogos. “O curso inteiro disponibiliza 10 horas complementares, pela manhã trabalhamos e a tarde a prática do conteúdo. Vale lembrar que o curso é muito importante, pois capacitou às pessoas que vão atuar na Colônia de Férias Sejel” enfatizou Taner. Quem for participar como instrutor na Colônia de Férias ainda ganhará mais 45 horas complementares.

Foto: Tácio Melo / Sejel

A professora de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Joise Simas, foi convidada pela Sejel a ministrar as aulas sobre os jogos tradicionais a partir do conceito de patrimônio cultural, que envolve a passagem dos jogos de geração a geração.

“Trabalharmos os jogos tradicionais como: queimada, boca de forno, amarelinha e outras brincadeiras. É de grande valia, uma vez que elas trazem em si uma carga de tradição de cada época. Praticar essas atividades faz com que elas não deixem de existir. Há ainda hoje a conversão de jogos virtuais para pessoais e vice-versa, o que também configura uma tradição da atualidade”, destacou Joise.

Otimista com o curso, o estudante de Educação Física da Faculdade Metropolitana (Fametro) Marcelo da Silva, 30, disse que já está com suas horas complementares concluídas, mas que agregar conhecimento com cursos como este nunca é demais. “É legal que a gente aprende na faculdade a teoria, aqui vamos praticar. Estes cursos nos agregam conhecimento e mesmo com minhas horas concluídas, quero estar presente porque esta troca de experiências só soma”, disse Marcelo.

A finalista do curso de Educação Física da Ufam Mônica Martins, 22, vê a Colônia de Férias como uma ótima oportunidade para unir ensino e extensão. “Tivemos várias matérias sobre lazer e esporte ao longo da graduação, mas faltava à prática”, comentou.

Aula prática – À tarde os participantes do curso se reuniram em uma das quadras cobertas da Vila Olímpica para alinhamento das atividades que ocorrerão na colônia. Eles fizeram aula de dança, atividades físicas e recreativas.

Inclusão social – O estudante de Educação Física Jonas Ucho, que nasceu com deficiência devido a problemas congênitos, também participou do curso. Durante a Colônia de Férias ele vai ministrar aulas de libras para os iniciantes. “Vou ter uma ótima oportunidade para mostrar um pouco da minha experiência com libras para as crianças, além de poder mostrar que somos diferentes e é necessário respeitar isso”, disse.

Artigo anteriorObras do novo sistema viário de Manaus recebe primeira inspeção do ano
Próximo artigoPresidiário é encontrado morto com cinco tiros no Jorge Teixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui