Denúncia: Sidney Leite diz que 30 mil crianças estão sem aulas

Deputado Sidney Leite(PROS) denuncia SEMED/Foto: Danilo Mello

Deputado Sidney Leite(PROS) denuncia SEMED/Foto: Danilo Mello


O deputado Sidney Leite (PROS), denunciou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) por, segundo ele, ter deixado 30 mil crianças fora da sala de aula neste ano, e ainda de se defender informando que são apenas sete mil. “É uma vergonha”, disse Sidney, “porque, para a Semed, parece que sete mil crianças não representam um número elevado”.


Leite, também, denunciou a Semed por não ter realizado uma nova licitação para a construção de 50 creches novas na cidade de Manaus, embora saiba que a secretaria municipal esteja recebendo pelo menos R$ 500 mil para gerenciar o atendimento a milhares de crianças. “A Prefeitura se comprometeu de entregar pelo menos 40 creches até o final do ano passado e não entregou nenhuma. E até a presente data, nós não temos nenhuma informação de como está o processo de licitação das outras creches da cidade de Manaus”, cobrou ele.

Ele disse que, todas as vezes em que é questionada, a prefeitura argumenta que não há recursos para a construção de escolas. “O governo federal está disponibilizando recursos para mais de 50 creches e ela cancela a licitação e não refaz. Hoje, pelos dados do Censo do IBGE, temos aproximadamente mais de 160 mil crianças precisando de creches e não há. Hoje, temos 6 creches pela Semed, 5 construídas com recurso do convenio e três conveniadas. O que nos chama atenção é que esse número cadastrado junto ao MEC, ele eleva o número de crianças em creches, para mais de 3 mil crianças. Por que isso chama atenção? Porque esses são os recursos passados pelo Fundeb e cada creche recebe em média 120 crianças. Dito isso, nós vamos também estar encaminhando aos órgãos externos inclusive ao ministério público federal para que tome providência em relação a isso”.

“Quando o ex-subsecretário de Educação, Deusamir Pereira, denunciou a orgia que se fazia com mais de 50 aluguéis de prédios para a Semed, muita gente bateu forte e vociferou contra. Mas, era verdade porque, hoje, a Prefeitura só construiu cinco creches, mas diz que atendeu a mais de 3 mil crianças quando, na realidade, sabe-se que cada creche atende, apenas, 120 crianças, cada!”. Por isso ele encaminhou a denúncia para o Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que os recursos são federais, provenientes do Fundeb.

Sidney Leite destacou também o aniversário do jornal Diário do Amazonas, que transcorre dia 15, e parabenizou os deputados Washington Régis (PMDB) e Marcos Rotta (PMDB).

Artigo anteriorGoverno de Rondônia aguarda reconsideração da PF sobre estrada
Próximo artigo‘Voo solidário’ da MAP vai levar donativos à Humaitá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui