Deputado comemora aprovação do PNE, mas lamenta ter sido muito tarde

Deputado Sidney Leite(PROS), comemora aprovação do PNE/Foto: Divulgação
Deputado Sidney Leite(PROS), comemora aprovação do PNE/Foto: Divulgação
Deputado Sidney Leite(PROS), comemora aprovação do PNE/Foto: Divulgação

A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), pela Câmara dos Deputados, foi comemorada pelo deputado estadual Sidney Leite (PROS), durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de hoje, quinta-feira (05), observando, enretanto, que a aprovação foi tardia, visto que o projeto de Lei encontrava-se em tramitação há quatro anos.

O deputado, que preside a Comissão de Educação da Assembleia, também afirmou que alguns pontos do PNE precisam ser esclarecidos, como a aplicação dos royalties do pré-sal na educação. “Não adianta falar que a gente tem um plano e que será investido 1% do PIB brasileiro, quando ele só é um plano, não tem poder de Lei impositiva para o seu cumprimento. Até hoje não se sabe concretamente quando é que nós teremos os royalties do petróleo disponível para os governos estaduais e governo federal, então é algo que é real, mas ainda não está concreto”.


Sidney Leite defendeu um pacto pela educação, envolvendo os governos  federal, estaduais e municipais, pois, segundo ele,  para os alunos  não importa quem é o responsável ou de onde vêm os recursos, mas se as suas necessidades são supridas pela escola.

O parlamentar disse ainda que irá defender na Conferência Nacional de Educação pontos que não foram contemplados pelo PNE, tais como a existência de um sistema de educação indígena em âmbito nacional, a garantia de internet banda larga nas escolas e o “custo amazônico”, que consiste em adequar as despesas referentes à educação à realizada da região.

“Nós não podemos ter os mesmos preços e valores praticados no transporte escolar, na merenda escolar, na aquisição de mobiliário, de reforma de escolas com os preços de uma outra realidade como é a do Sudeste brasileiro”, explicou.

Artigo anteriorEx-preparador do Fla diz que Ney Franco está ‘equivocado’, mas elogia time
Próximo artigoEmbaixador do Reino Unido faz visita de cortezia ao governador José Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui