Desnutrição na infância: como a fome afeta o desenvolvimento infantil

Foto: Fábio Tito/ g1

Fraqueza, pressão baixa, tontura, dor no estômago e dor de cabeça são alguns sintomas imediatos da fome. A longo prazo, o impacto da desnutrição pode ser muito maior, principalmente em crianças.


Um estudo do Laboratório de Plasticidade Neural da Universidade Federal Fluminense (UFF) aponta que os danos provocados pela desnutrição ao cérebro, especialmente se ocorridos na primeira infância, podem ser irreversíveis, afetando o desenvolvimento cognitivo — isto é, a capacidade de aprender, absorver informações e responder a desafios cotidianos.

“A fome é uma condição desumana. Não há nenhuma justificativa para um país que produz tanta riqueza como o Brasil ter pessoas passando fome”, afirma Claudio Alberto Sefarty, neurocientista e professor da UFF.

Impactos irreversíveis da desnutrição

O professor Claudio Alberto Sefarty, da UFF, explica que períodos críticos da infância são aqueles em que as conexões do cérebro se formam. Essas conexões se dão ao longo do desenvolvimento inicial das crianças, sobretudo nos primeiros anos de vida. É nesse período que a criança aprende a falar, a andar e a experimentar coisas novas.

“O cérebro da criança é superplástico. Então, a criança não só aprende com muita facilidade, mas todas as conexões vão se adaptando com o uso e com a experimentação, e esses estímulos incluem os elementos necessários da alimentação”, esclarece.

À frente da pesquisa que mostra os danos provocados pela desnutrição ao cérebro, ele reforça que a má alimentação causa alterações irreversíveis na plasticidade neural.

“Percebemos também que existem danos seletivos causados pela falta de alguns elementos nutricionais, que são os nutrientes essenciais: triptofano e ácidos graxos ômega-3. Então, a falta desses nutrientes também pode deixar danos permanentes”. »» LEIA MAIS

Fonte: g1/Saúde

Artigo anteriorProteção e defesa dos direitos das mulheres são bandeiras do mandato de Roberto Cidade
Próximo artigoAmérica-MG e Flamengo se enfrentam neste domingo, no Parque do Sabiá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui