Detran-Am flagra irregularidades no transporte escolar, em Manaus

leonel Feitoza verifica documentação/Foto: W. Redman

leonel Feitoza verifica documentação/Foto: W. Redman


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), identifiram irregularidades no transporte escolar, no primeiro dia da operação “Volta às Aulas”, ontem, segunda-feira (20).

Foram emitidas oito notificações. Em uma delas, um veículo, que transportaria um grupo de alunos de uma escola da zona centro-sul de Manaus, foi recolhido ao parqueamento do Detran-AM porque o condutor não tinha habilitação tipo D, conforme exige do Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

A operação “Volta às Aulas”, que será realizada até o dia 29 de janeiro, tem como objetivo fiscalizar a segurança na condução escolar. Entre as irregularidades encontradas no primeiro dia de operação estão ainda a a ausência de cinto de segurança, extintor de incêndio com o prazo de validade vencido e um veículo sem autorização da SMTU para realizar a atividade.

Os veículos identificados sem os equipamentos de segurança foram autuados pelo Detran-AM e seus responsáveis receberam prazo de 24 horas para comparecer ao órgão e comprovar a correção da falha.

Além do Detran-AM averiguar a habilitação e as condições de segurança do motorista e do transporte, o Ipem-AM fiscaliza o uso do cronotacógrafo – equipamento utilizado para registrar velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Apesar de nenhum veículo ter sido flagrado sem o equipamento, dois deles foram flagrados sem o selo do Inmetro, indicando que o mesmo não foi testado pelo Ipem-AM. Os veículos notificados com este problema também receberam prazo de 24 horas para regularização junto ao Ipem-AM.

“Muitos pais confiam a segurança de seus filhos na condução escolar, por isso, nós nos mobilizamos para fiscalizar se o condutor tem capacidade técnica com o curso específico para esse tipo de trabalho. O condutor também precisa ter mais de 21 anos e não possuir antecedentes criminais”, pontuou o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza.

A operação também contou com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Trânsito (Manaustrans) e do setor de educação para o trânsito do Detran-AM. Os pais receberam sacolinhas de lixo e panfletos com orientações sobre boas práticas no trânsito.

“Acredito que com esse esforço nós estaremos contribuindo para um transporte mais seguro das crianças e pais mais consciente dos seus direitos e deveres”, avaliou o diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio Brito.

Artigo anteriorMPE recebe representação contra aumento da tarifa de água e esgoto
Próximo artigoCadeia Pública começa a ser desativada em março, diz SEJUS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui