Dia de Campo aborda citricultura no Amazonas, em Iranduba

A cobertura vegetal em demonstração em Iranduba/Foto: Embrapa

Os benefícios do uso de coberturas vegetais e novos porta-enxertos para a citricultura amazonense são o tema de um Dia de Campo que acontece hoje, quarta-feira, no município de Iranduba (AM).
O evento, intitulado Coberturas Vegetais e Novos Porta-Enxertos na Citricultura do Amazonas, é promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


O objetivo do Dia de Campo é divulgar, entre técnicos, extensionistas e agricultores, alternativas para o manejo de plantas daninhas, os benefícios do uso de coberturas vegetais e os novos porta-enxertos para a citricultura do Amazonas, que podem promover a preservação do solo, a redução dos custos e o aumento da produtividade dos pomares de laranja, limão e tangerina no Estado.

Conforme o pesquisador da Embrapa e um dos coordenadores do evento, Marcos Garcia, a citricultura amazonense tem papel estratégico no abastecimento do crescente mercado local e contribui para a redução dos preços desses alimentos, que têm seus valores acrescidos devido às longas distâncias existentes entre Manaus e os principais polos produtores de citros.

Conforme Garcia, a atividade citrícola na região é favorecida pelas condições climáticas adequadas para a produção ao longo do ano, com excelente regime de pluviosidade. No entanto, os cultivos no Estado ainda carecem de tecnologias importantes para o aumento da produtividade. “Dentre as demandas tecnológicas destacam-se os plantios estabelecidos com poucas variedades de porta-enxertos e copas; o uso de mudas sem garantia fitossanitária; o alto custo dos insumos; e a utilização excessiva de herbicidas para o controle do mato, assim como a ocorrência de pragas e doenças. Além disso, faz-se necessário o uso de técnicas de manejo de espécies de cobertura vegetal em pomares de citros visando à supressão de plantas infestantes e conservação do solo”, destacou o pesquisador.

Durante o Dia de Campo acontecem visitas às Unidades Demonstrativas (UD) onde o manejo de coberturas vegetais e os novos porta-enxertos estão sendo avaliados, na Fazenda Santa Rosa e no Campo Experimental do Caldeirão, em Iranduba. Os porta-enxertos avaliados vieram da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) e foram trabalhados nos últimos 20 anos. “São ótimos materiais para a região tropical, que conferem uma qualidade de fruto e uma produtividade da planta razoável. Nosso propósito aqui (na UD instalada no Caldeirão) é testar nas nossas condições e deixar aqui como uma vitrine para os produtores”, ressaltou Garcia.

O Dia de Campo é atividade do projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas. O evento – coordenado pelos pesquisadores da Embrapa, Marcos Garcia e Terezinha Garcia – conta com apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Programação

08h30 – Recepção e credenciamento;

08h45 – Abertura;

9h – Visita à Unidade Demonstrativa:

Estação 1 – Fazenda Santa Rosa: Implantação e manejo de coberturas vegetais em pomares de citros no Amazonas, com José Eduardo Borges de Carvalho e Cícero Cartaxo de Lucena, da Embrapa Mandioca e Fruticultura;

Estação 2 – Fazenda Santa Rosa: Período crítico de interferência de plantas infestantes na citricultura do Amazonas, com José Ferreira da Silva e Gerlandio Suassuna Gonçalves, da Universidade Federal do Amazonas;

Estação 3 – Campo Experimental do Caldeirão: Avaliação de porta-enxertos para citricultura do Amazonas, com Terezinha Batista Garcia, da Embrapa Amazônia Ocidental, e Cláudio Luiz Leone Azevedo, da Embrapa Mandioca e Fruticultura;

Artigo anteriorServidores do comando de greve do INSS participam de audiência pública na CMM
Próximo artigoMulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento itinerante, em Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui