Dia do Turismo tem dicas de passeios tradicionais

Encontro das Águas/Foto: Divulgação

O Amazonas oferece para quem visita o estado e para quem mora aqui uma variedade de passeios turísticos, que vai desde conhecer a história da cidade, por meio da sua arquitetura, passando pela culinária regional até as belezas do rio e da floresta. Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Mundial do Turismo e para comemorar a data a coordenadora do curso de Turismo da UniNorte, Helen Coutinho, preparou um roteiro com passeios tradicionais no Amazonas.


Uma visita obrigatória para quem vem a Manaus é conhecer o Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, o teatro é um dos principais pontos turísticos da cidade. Helen Coutinho ressalta a importância de os próprios amazonenses conhecerem esse monumento, já que ele marca um momento importante da história do estado, que foi o ciclo da borracha. “Apesar do fácil acesso, muitas pessoas não conhecem o interior do Teatro Amazonas e não viram de perto os detalhes arquitetônicos do local”, frisou.

Helen ressalta que no teatro são realizados diversos espetáculos de dança e música, além dos festivais de Ópera, Jazz, de Teatro e o concerto de Natal.

Outro passeio tradicional em Manaus é ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa. No local, os visitantes podem conhecer um pouco das ervas amazônicas, do artesanato e dos peixes da região. O mercado, assim como o teatro é uma herança do período da borracha. Ele possui duas fachadas, uma de frente para o Rio Negro e outra para a rua dos Barés.

Encontro das Águas/Foto: Divulgação

A professora também indica o passeio à Praia da Ponta Negra. Ela diz que esse é um passeio bacana para quem gosta de contemplar a natureza, porque é possível ver o rio Negro. Além disso, o local é excelente para levar as crianças para brincar ou praticar esportes como caminhada, corrida, andar de bicicleta. A Prefeitura mantém na Ponta Negra às quartas-feiras e domingos o projeto Faixa Liberada.

Conhecer o Encontro das Águas é outro passeio tradicional para quem visita o Amazonas. O fenômeno acontece devido a confluência das águas dos rios Negro, de águas pretas, e Solimões, de água barrenta. Isso se dá devido à diferença de temperatura, velocidade e densidade dos dois rios.

Os passeios nos flutuantes também são uma boa indicação para quem gosta de se refrescar do calor amazônico.
Atualmente, existem vários flutuantes. A maioria com entrada pela avenida do Turismo. Helen destaca que esses locais são ótimos para ir com os amigos e famílias para almoçar e curtir uma tarde com banho no rio.
Alguns ainda oferecem a opção de praticar Stand Up Paddle, esporte praticado em águas calmas com uma prancha grande, onde a pessoa com a ajuda de um remo desliza sobre as águas.

Helen reforça que os turistas e também os amazonenses não devem deixar de experimentar os pratos tradicionais da região. No café da manhã a indicação é comer o famoso x-caboquinho, sanduíche preparado com pão, tucumã, queijo e banana frita, além da tapioca que pode ser recheada com castanha, queijo, entre outros. Já no almoço os peixes são a pedida. Os mais tradicionais são o tambaqui, pirarucu, tucunaré, pacu e jaraqui.

• Teatro Amazonas
Terça a sábado, das 9h às 17h
Venda de ingressos (Amazonense não paga visitação)

• Mercado Adolpho Lisboa – Entrada Gratuita

• Praia da Ponta Negra
Projeto Faixa liberada – Quartas-feiras, de 17h às 22h e domingos de 6h às 12h.

• Encontro das Águas
Saindo do Porto da Ceasa – O preço do passeio pode sair por R$ 20 por passageiro (a partir de 4 pessoas) ou R$ 80 de barco (para até 3 passageiros).

 

 

Artigo anteriorTRT nomeia candidatos aprovados no Concurso Público C-076
Próximo artigoSuper-diretor Leonel Feitosa dá reforço no caixa do próximo governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui