Diário do Maldito entra em cena hoje (19), em Boa Vista

A peça de circulação nacional, “Diário do Maldito” chega por aqui com texto polêmico e cenas picantes.
A peça de circulação nacional, “Diário do Maldito” chega por aqui com texto polêmico e cenas picantes.
A peça de circulação nacional, “Diário do Maldito” chega por aqui com texto polêmico e cenas picantes.

Para comemorar os 10 anos de criação, o grupo brasiliense Teatro do Concreto realiza uma temporada em Boa Vista com a peça teatral “Diário do Maldito”. O espetáculo será apresentado gratuitamente no Teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana, de 19 a 22 de junho, sempre às 20h.
O espetáculo promete ser contagiante por ressaltar aspectos multiculturais do povo brasileiro. Como sinopse, o público é recebido num bar onde conhece diversas histórias e personagens que descrevem a trajetória divertida e comovente de um poeta que sempre dedicou sua obra à denúncia social, mas, que agora, pensa em parar de criar. Inconformados com a situação, seus personagens invadem a cena para cobrá-lo.

O espetáculo Diário do Maldito é resultado de dois anos de pesquisa acerca da vida e da obra do dramaturgo Plínio Marcos.
O espetáculo Diário do Maldito é resultado de dois anos de pesquisa acerca da vida e da obra do dramaturgo Plínio Marcos.

A obra e a vida de Plínio Marcos assemelha-se ao texto oficial de Diário do Maldito, mas aponta ser um pretexto para construir, com o público, um diálogo vivo sobre o homem, a função da arte e o papel do artista contemporâneo. Para o espetáculo, maiores de 18 anos são convidados.

Desde 2006, o espetáculo vem percorrendo vários estados como AP, GO, MG, MS, MT e SP. Para a temporada de viagens, o grupo conta com o patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

A apelidada Rota Norte é parte do desejo de expandir as possibilidades de intercâmbio e a divulgação de uma produção marcada pela contínua pesquisa de linguagem.

Haverá ainda no dia 18, a “Sessão Cabeça Feita”, uma sessão focada em contribuir com a formação de espectadores. Será uma proposta pedagógica com estudantes da rede pública de ensino médio, além de uma sessão do espetáculo exclusiva, seguida de debate entre os artistas, estudantes e professores universitários da área de artes e afins.

Teatro do Concreto

Com uma trajetória que acumula oito espetáculos e três publicações, que se destacam na cena regional e nacional e também fora do país, levam este coletivo de artistas a ser reconhecido como um dos mais importantes grupos de teatro brasileiros

Em livro de 2012, escrito pelo jornalista Celso Araújo, que se debruça sobre a produção teatral na capital brasileira, o grupo é apresentado como “Uma das pesquisas mais em evidência de oito anos até os dias de hoje é o trabalho do grupo Teatro do Concreto…”

O pesquisador Glauber Coradesqui, em livro de 2013, credita ao grupo importante participação na retomada do teatro de grupo, “(…) o Teatro do Concreto, um dos principais responsáveis pela retomada, na segunda metade dos anos 2000, do movimento de teatro de grupo no DF.”

Em outra passagem da mesma publicação, o Concreto é apontado como disseminador do modo de criação colaborativa na cena local, “é presença fundamental na difusão dessa prática colaborativa em Brasília”.

(Folha de Boa Vista)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui