Distrito Federal começa vacinação contra a dengue nesta sexta-feira

Foto: Recorte

O Distrito Federal começa a aplicar vacinas contra a dengue nesta sexta-feira (9). Inicialmente, a imunização será destinada a crianças com idades entre 10 e 11 anos. As doses foram entregues à Secretaria de Saúde na tarde de quinta (8).


De acordo com a pasta, 15 unidades básicas de saúde (UBS) vão oferecer a vacinação, sem necessidade de agendamento, nesta sexta e durante o Carnaval. A única obrigatoriedade é que a pessoa esteja dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde: de 10 a 11 anos.

“Neste momento, a campanha é exclusiva para todas as crianças de 10 anos completos e 11 anos de idade (11 anos, 11 meses e 29 dias)”, informou a secretaria.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, munidos com documento de identificação da criança e a caderneta de vacinação. A imunização será das 8h às 17h. Em cinco unidades, será iniciada às 13h (veja abaixo).

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, haverá doses para todos os residentes no Distrito Federal do grupo.

Distribuição de doses

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das vacinas contra a dengue na quinta-feira (8). Conforme a pasta, o lote inicial será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.

A previsão é que os 521 municípios selecionados para realizar a imunização recebam as doses para vacinar essa faixa etária até a primeira quinzena de março. Segundo o ministério, a vacinação irá avançar para outros grupos assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.

“O início da vacinação por essa faixa etária (10 a 11 anos) é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, informou a pasta, em nota.

O primeiro lote tem 712 mil doses que irão atender 315 municípios em Goiás, na Bahia, no Acre, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso do Sul, no Amazonas, em São Paulo, no Maranhão e no Distrito Federal.

Além do Distrito Federal, Goiás já recebeu suas doses. Os demais receberão nos próximos dias.

“Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva”, afirmou o ministério.

Confira onde as doses estarão disponíveis no Distrito Federal

Das 8h às 17h:

• UBS 02 Asa Norte – EQN 114 115 Área Especial 1 – Plano Piloto
• UBS 01 Cruzeiro – Área Especial – Lote 01, Shces, Cruzeiro Novo
• UBS 02 Sobradinho II – Rodovia DF-420, Complexo de Saúde Setor de Mansões Lote 1 – Sobradinho II
• UBS 05 Arapoanga – Quadra 12 D Conjunto A Área Especial – Arapoanga
• UBS 03 Paranoá Parque – Quadra 2, Conjunto 6, Área especial 4, S/N – Paranoá
• UBS 01 Jardins Mangueiral – Praça de Atividades 02 Lote 01 – Jardim Botânico
• UBS 05 Gama – Quadra 38 Área Especial SC Setor Leste 38 – Gama
• UBS 01 Santa Maria – QR 207/307 Conjunto T Lote 2 – Santa Maria
• UBS 02 Guará – QE 23 Lote C – Área Especial S/N – Guará II
• UBS 01 Riacho Fundo I – QN 09, Área Especial 11, Riacho Fundo I

Das 13h às 17h:

• UBS 06 Taguatinga – Setor C Sul AE 01 Taguatinga Sul nº 01 – Taguatinga
• UBS 02 Samambaia – QS 611 Área Especial nº 2 – Samambaia
• UBS 03 Ceilândia – QNM 15 – Ceilândia
• UBS 16 Sol Nascente – Quadra 500 AE S/N Trecho 1 Sol Nascente
• UBS 01 Brazlândia – Entrequadra 6/8. Área Especial 3, Setor Norte 3 – Brazlândia

Fonte: GZH

Artigo anteriorPolícia busca informações sobre um homem que desapareceu no bairro Jorge Teixeira
Próximo artigoCadáver com mãos amarradas para trás é encontrado no ramal do Pau-Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui