Divulgação da Copa do Mundo impulsiona temporada de cruzeiros no Amazonas

Navio Sabourn Quest, cegha a Manaus/Foto: W. Redman
Navio
Navio Seabourn Quest, o primeiro a chegar em Manaus/Foto: W. Redman
Turistas desembarcam em Manaus/Foto: W. Redman
Turistas desembarcam em Manaus/Foto: W. Redman
...e mais turistas desembarcam para conhecer o Amazonas/Foto: W. Redman
…e mais turistas desembarcam para conhecer o Amazonas/Foto: W. Redman

A Copa do Mundo de futebol é apontada como a maior responsável pela alta na temporada de cruzeiros marítimos no Amazonas, entre 2014 e 2015, segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

No sábado (08), o primeiro dos 18 navios que trarão turistas estrangeiros ao Estado aportou em Manaus, após passagens por Santarém (PA) e Parintins, temporada que deve injetar U$ 3,3 milhões na economia, com um crescimento de 12,8% na comparação com o ano passado.


A divulgação espontânea durante a Copa de Mundo fez crescer o número de turistas dos Estados Unidos. A seleção americana disputou jogos na Arena da Amazônia na primeira fase do Mundial, o que trouxe mais de dez mil americanos para acompanhar os jogos na capital. Dos 18 navios programados para vir ao Amazonas, 10 são dos EUA, três a mais que na temporada anterior. De acordo com o diretor de turismo da Amazonastur, Jordan Gouveia, um desses cruzeiros será composto por cerca de 400 empresários americanos que virão curtir as férias conhecendo o Amazonas.

O navio Seabourn Quest, que aportou sábado no Porto de Manaus, trouxe 780 turistas, a maioria norte-americanos. Eles passarão dois dias em Manaus. “Essa temporada vai proporcionar acréscimo na qualidade do turista que vem, que vai gastar um pouco mais”, disse Gouveia. A expectativa é que o gasto diário chegue a U$ 400.

Além dos dez navios dos Estados Unidos, o Amazonas vai receber outros seis da Alemanha e dois da Inglaterra, que também teve jogos da Copa em Manaus. No total serão 14.653 turistas, conforme estimativa inicial. O último navio que vai aportar em Manaus é o Hanseatic, no dia 30 de abril de 2015.

Para o diretor de turismo da Amazonastur, a visibilidade brasileira gerada com a Copa do Mundo deve promover uma escalada de crescimento nas temporadas de cruzeiros marítimos vindouras, o que vai beneficiar o Amazonas em virtude da curiosidade mundial com a Amazônia.

“Todos nós que trabalhamos com planejamento turístico no país tínhamos dificuldade. Faltava divulgar o Brasil lá fora. Com a copa, o mundo veio para cá, tivemos a oportunidade de receber a imprensa e as pessoas, isso gera o marketing voluntário. Esses  navios não vão para o nordeste e sudeste, escolheram a Amazônia, o desconhecido, e esperamos mais divulgação das operadoras e um aumento da vinda de turistas na temporada que vem”, comentou.

Portão de Entrada – Nesta temporada, a Amazonastur e a Prefeitura de Parintins firmaram uma parceria para fazer um receptivo especial na Ilha, pois dos 18 navios, 17 vão aportar na terra dos bois Caprichoso e Garantido. “Estamos trabalhando nesse sentido desde o início de setembro”, disse a presidente da Amazonastur, Oreni Braga. Em Parintins, um grupo de 30 alunos da Escola Municipal de Idiomas Aldair Kimura vai ajudar no receptivo dos turistas, graças à parceria da Amazonastur com a Prefeitura local.

A Amazonastur vai realizar uma pesquisa de satisfação com os turistas dos navios que aportarem em Manaus e Parintins.

Para desenvolver e acompanhar as ações da temporada de cruzeiros, a Amazonastur criou o Grupo de Gestão Integrada (GGI-Turismo), do qual fazem parte os órgãos que atuam direta ou indiretamente no receptivo dos navios. Polícias Federal, Militar e Civil, Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Secretarias de Estado da Assistência Social (Seas) e de Cultura (SEC) Administração do Porto, Manaustrans e ManausCult, entre outros.

Fotos: W.Redman/Agecom

Artigo anteriorNovela que mostra cultura do povo angolano será exibida no Brasil
Próximo artigoIX Semana Nacional da Conciliação está com inscrições abertas, no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui