Dunga chama só ‘europeus’ e convoca Lucas e Luiz Adriano

Lucas está de volta à seleção/Foto: Getty Images
Lucas está de volta à seleção/Foto: Getty Images
Lucas está de volta à seleção/Foto: Getty Images

Depois de quatro jogos e quatro vitórias no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar o selecionado nacional, desta vez para os últimos amistosos da equipe em 2014. Hoje, quinta-feira (23), o treinador anunciou a lista dos 23 convocados para os confrontos contra Turquia (dia 12 de novembro, em Istambul) e Áustria (18 de novembro, em Viena) e revelou algumas novidades.

A primeira delas foi quanto ao critério de convocação: para evitar desfalques nos clubes em reta final da temporada, não chamou nenhum atleta que joga no futebol brasileiro. Assim, anunciou somente nomes do futebol europeu e acabou chamando alguns atletas que não vinham tendo oportunidades na Seleção Brasileira, como Lucas, Casemiro, Luiz Adriano, Douglas Costa, Roberto Firmino, Neto e Diego Alves.


Antes mesmo de Dunga ler os nomes dos jogadores convocados, o presidente da CBF, José Maria Marin, pediu a palavra e fez um pronunciamento. Em tom misterioso, esta fala serviu para antecipar a novidade que seria confirmada minutos depois: nenhum atleta que joga no Brasil seria convocado. Se fossem, eles desfalcariam suas equipes nas 34ª e 35ª rodada do Campeonato Brasileiro além de serem baixas no jogo de ida da final da Copa do Brasil.

“Solicitamos ao Dunga e ao Gilmar que estudassem a melhor maneira possível conciliar as necessidades da seleção com os clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento. Agradeço a colaboração dos dirigentes e técnicos do Brasil, que têm trocado ideias e sugestões com o Gilmar e Dunga”, afirmou Marin.

“Nós sempre pensamos nos clubes, mas precisamos analisar cada momento. Mantivemos contato com vários treinadores e dirigentes, como Levir Culpi, Marcelo Oliveira e Fábio Koff. Chegou o momento de abrir mão de quem está aqui no Brasil e dar uma oportunidade a quem está lá fora. Era o momento oportuno de cada um ceder um pouco”, acrescentou Dunga, que ainda foi endossado pelo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi. Ele, aliás, revelou o nome do auxiliar assistente pontual para os próximos amistosos: será o ex-zagueiro Oscar Bernardi, que brilhou por Ponte Preta e São Paulo entre as décadas de 70 e 80 e disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986.

A partir daí, quando Dunga começou a anunciar os nomes dos jogadores convocados, as surpresas só aumentaram: nenhum jogador que atua no Brasil foi chamado e, assim, houve espaço para novidades. A principal delas foi Lucas, que perdeu espaço ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, não disputou a Copa do Mundo e foi lembrado pela última vez em setembro do ano passado, quando ficou no banco de reservas contra a Coreia do Sul e jogou apenas o primeiro tempo diante da Zâmbia. De lá para cá, o atacante de 22 anos melhorou seu rendimento no Paris Saint-Germain e, agora, ganha mais uma oportunidade.

Outro nome que também surpreendeu foi o de Casemiro. O ex-volante do São Paulo e do Real Madrid é titular no Porto e vem agradando a torcida portuguesa em seus primeiros meses no novo país. Ele ocupará a vaga que naturalmente seria de Elias. Também houve espaço para as convocações de Douglas Costa e Luiz Adriano, companheiros de ataque no Shakhtar Donetsk. O último deles fez história na última terça-feira, quando igualou recorde de Lionel Messi e anotou cinco gols em uma partida de Liga dos Campeões da Europa.

Por fim, porém, o nome mais inesperado foi o de Roberto Firmino, jovem atacante de 23 anos que foi revelado pelo Figueirense em 2009 e que, dois anos depois, transferiu-se para o Hoffenheim, da Alemanha. Habilidoso, o canhoto veste a camisa 10 da equipe europeia e, no ano passado, chocou o país ao terminar a temporada como quarto maior artilheiro da Bundesliga, com 16 gols, e como o segundo líder em assistências, com 12. Em 2014, ele já entrou em campo 11 vezes e anotou três tentos.

Confira a lista de convocados por Dunga:

Posição     Jogador     Clube
Goleiro     Diego Alves     Valencia (ESP)
Goleiro     Neto                  Fiorentina (ITA)
Goleiro     Rafael Cabral  Napoli (ITA)
Lateral     Alex Sandro     Porto (POR)
Lateral     Danilo               Porto (POR)
Lateral     Filipe Luis       Atlético de Madrid (ESP)
Lateral     Mário Fernandes CSKA Moscou (RUS)
Zagueiro  David Luiz       PSG (FRA)
Zagueiro  Marquinhos    PSG (FRA)
Zagueiro  Miranda          Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro  Thiago Silva  Paris Saint-Germain (FRA)
Volante    Casemiro       Porto (POR)
Volante    Fernandinho Manchester City (ING)
Volante    Luiz Gustavo Wolfsburg (ALE)
Volante    Rômulo         Spartak Moscou (RUS)
Meia         Oscar           Chelsea (ING)
Meia         Philippe Coutinho     Liverpool (ING)
Meia         Roberto Firmino     Hoffenheim (ALE)
Meia         Willian           Chelsea (ING)
Atacante  Douglas Costa     Shakhtar Donetsk (UCR)
Atacante  Lucas             Paris Saint-Germain (FRA)
Atacante  Luiz Adriano     Shakhtar Donetsk (UCR)
Atacante  Neymar             Barcelona (ESP)

Artigo anteriorGaleria dos Remédios com obras aceleradas para ser inaugurada no sábado (25)
Próximo artigoAbdala Fraxe avalia pronunciamentos sobre o Sistema Penitenciário do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui