É #FAKE mensagem sobre Lula fechar igrejas em 2023

Foto: Reprodução

Circula em redes sociais uma mensagem que diz que “Lula acaba de declarar que irá fechar igrejas em 2023”. A mensagem é acompanhada de dois prints de Twitter do candidato à presidência do PT em que ele supostamente afirma que, quando assumir, as igrejas evangélicas e católicas terão de casar pessoas LGBT e que os líderes que se recusarem a fazer isso serão presos e terão suas igrejas fechadas. É #FAKE.


A mensagem completa diz: “Atenção! Lula acaba de declarar que irá fechar igrejas em 2023, isso é muito sério, igreja”. Um dos prints de Twitter diz: “Em 2023, quando eu assumir a presidência, as igrejas evangélicas e católicas terão que seguir a lei, nós vamos obrigá-los a casar pessoas da comunidade LGBT, chega de homofobia!”. Já o outro print diz: “Os padres e pastores que se recusarem a casar casais LGBTs serão presos e terão suas igrejas fechadas por crime de homofobia”.

A assessoria de imprensa do petista esclarece que a mensagem é falsa.
Além disso, uma busca avançada no perfil oficial de Lula no Twitter revela que os conteúdos atribuídos a ele não existem. Os prints são falsos — ou seja, são montagens.

Caso os posts tivessem sido escritos e depois apagados, seriam capturados pelo robô do Projeto 7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de atores políticos. Uma busca avançada nesta conta revela que não existem posts apagados com esse conteúdo – portanto, eles nunca existiram.

Os prints falsos apontam que as mensagens teriam sido postadas em 4 de outubro de 2022. Uma busca das gravações da conta oficial de Lula guardadas no arquivo da internet para esse dia também não revelam o conteúdo apontado na mensagem falsa.

Fonte: G1

Artigo anteriorPropaganda eleitoral retorna nesta sexta-feira
Próximo artigoHomem usuário de drogas, mata esposa a facadas na Cidade de Deus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui