Eclipse solar em formato de “anel de fogo” será transmitido ao vivo neste domingo

Foto: Reprodução

O primeiro eclipse solar de 2020 acontece durante a madrugada deste domingo, 21, a partir das 2 horas. O momento em que a Lua cobre o Sol ainda conta com um elemento extra: a luz que emana da estrela poderá vista em formato de “anel de fogo”.

Não é possível assistir ao fenômeno do Brasil. Arábia Saudita, Paquistão, Taiwan, e o nordeste da África são alguns lugares que as pessoas poderão assistir a olho nu, de acordo com o site Space.com.

Entretanto, diversos locais transmitirão o evento ao vivo. A Slooh, uma rede global de telescópios online, disponibiliza o link em seu canal do Youtube. Na mesma plataforma, o Time and Date realiza a difusão virtual de todos os eclipses lunares e solares.

Esse não é o único evento astronômico que está acontecendo no universo neste fim de semana. O solstício, que marca o início do inverno no Hemisfério Sul e o início do verão no Hemisfério Norte, começa hoje, 20.

Neste momento, a organização pública English Heritage mostra pela primeira vez o pôr e o nascer do sol de Stonehenge nas redes sociais. No local, que é considerado um patrimônio mundial pela Unesco, a maior estrela do Planeta perpassa por entre as pedras, formando uma paisagem exuberante.

Apesar da noite já ter chegado às 17 horas, o amanhecer acontece às 00h52min, no horário de Brasília. A rapidez do evento é explicada porque a data solstício marca o dia mais longo do Hemisfério Norte e o mais curto do Hemisfério Sul.

Fonte: O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui