
Em meio à crise na saúde por conta da pandemia de covid-19, o hospital de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) não efetuou a instalação do aparelho de raio-X. A unidade de saúde possui um aparelho novo, mas ainda não foi montado.
O aparelho está guardado em uma caixa de madeira na recepção do hospital e sem nenhuma utilização. O equipamento é uma das ferramentas mais utilizadas no diagnóstico de doenças que afetam o aparelho respiratório, como é o caso da covid-19.
Conforme recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o prefeito de Atalaia do Norte deverá prestar todo apoio logístico, financeiro e administrativo necessário para que o equipamento seja devidamente instalado. Também é recomendado que sejam disponibilizados na internet os dados e informações relativos ao Plano Nacional de Imunização, bem como das informações relativas ao nome, CPF e grupo prioritário a que pertencem, das pessoas vacinadas, data de vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina, com alimentação diária das informações, a fim de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, pelo cidadão e pelos órgãos de controle.