Embarcações são afundadas na Baía de Todos-os-Santos em Salvador

Foto: Camila Souza/GovBA

Um ferry-boat e um rebocador foram afundados na Baía de Todos-os-Santos, nas proximidades de Salvador, neste sábado (21). O ponto de afundamento fica exatamente a 1,5 quilômetro da costa.


As duas embarcações serão usadas no turismo subaquático no estado. Essa foi a primeira vez que um ferry foi afundado no local. Estiveram envolvidas na ação a Marinha e as secretarias do Meio Ambiente (Inema), Infraestrutura (Agerba) e Administração (Patrimônio), além da Setur.

De acordo com o governo do estado, a expectativa é de que na próxima semana já sejam realizadas atividades de mergulho no local.

O afundamento do ferry boat, com abertura das comportas para entrada da água, começou por volta das 12h e teve uma hora de duração. Em seguida foi afundado o rebocador Vega.

Foto: Camila Souza/GovBA

O ferry Agenor Gordilho – com 71 metros de cumprimento e 19 de altura – e o rebocador Vega iam virar sucata depois de funcionarem por cerca de cinco décadas de navegação, mas foram transformados em pontos de mergulhos e recifes artificiais.

Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.

Todo trabalho foi feito através de normas internacionais e também da Marinha do Brasil.

As embarcações ficarão entre 30 e 35 metros de profundidade, garantindo um bom acesso a partir de 15 metros para mergulhadores iniciantes.

G1

Artigo anteriorCriança de 10 anos, engravida após ser estuprada por adolescente de 17, em Manacapuru
Próximo artigoCandidatos eleitos devem prestar contas até 18 de dezembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui