Encerramento dos Jogos Escolares será na Arena da Amazônia

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A 44ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) chega a reta final com programação garantida à população. Neste sábado (22/07), a Arena da Amazônia estará aberta, a partir das 8h, ao público amazonense para acompanhar as finais do futebol de campo, nas categorias infantil e juvenil. Após as partidas, acontece a solenidade de encerramento desta edição do JEAs. A entrada é gratuita.


Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), essa edição do JEAs contou com a participação de mais 7,6 mil alunos, que representaram 36 municípios do Amazonas, em 20 modalidades esportivas. A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, convoca o público geral para prestigiar o encerramento das competições.

“Gostaria de fazer um convite muito especial a toda população, para vir, prestigiar e apoiar os nossos atletas-estudantes. Teremos dois títulos importantes em disputa no futebol e, em nome do Governo do Estado, chamamos todos, para que venham torcer e acompanhar os jogos”, convidou a secretária.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Finais do Futebol

No maior palco do futebol em toda a Amazônia, o público vai acompanhar, gratuitamente, as finais das categorias infantil e juvenil. Todos os quatro times envolvidos nas finais são de escolas da rede pública estadual de ensino.

No futebol infantil, primeira partida do dia, prevista para começar às 8h, a final fica por conta dos alunos da Escola Estadual (EE) Waldemiro Peres Lustoza, que enfrentam os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho.

Já na final do juvenil, os discentes da seleção da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) encaram a seleção de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus), que conta com um apanhado de alunos da EE Professor José Paula de Sá, e do Ceti Professora Rosária Marinho Paes.

“As finais acontecem na Arena da Amazônia, com a presença de público, é uma oportunidade única para esses garotos. Mesmo porque, a gente encontra, nos valores do esporte, coisas que ultrapassam as linhas do gramado. Será uma experiência incrível, que esses atletas jamais esquecerão” compartilhou o coordenador da modalidade do futebol no JEAs, professor Ricardo Onety.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Panorama geral

Até o momento, dez de 20 modalidades já chegaram ao final das suas disputas. Nesses esportes, a rede estadual conquistou, no total, 263 medalhas, sendo 141 medalhas no Atletismo, 13 no Badminton, sete no Basquete 3×3, 9 no Ciclismo, duas na Ginástica Rítmica, 10 no Handebol, 47 na Natação, 4 no Tênis de Mesa, 6 no Vôlei de Praia, 16 no Wrestling e 8 no Xadrez.

Além do futebol, o sábado também contará com definições em outras modalidades. Pela tarde, o basquete também conhecerá seus campeões, na quadra do Ninimbergue Guerra, zona oeste de Manaus; no futsal, as finais ocorrem na Arena Amadeu Teixeira; e no vôlei, as definições serão no Ceti Áurea Pinheiro Braga, também na zona oeste da capital. Todas as competições são abertas ao público.

Das 263 colocações no pódio conquistadas pelos alunos da rede estadual, 84 foram com medalhas de ouro, 67 de prata e 112 medalhas de bronze.

Artigo anteriorCetam oferece 8.300 vagas em cursos de qualificação profissional para Manaus
Próximo artigoDefesa Civil do Amazonas entrega lancha para o município de Jutaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui