Equipe da UEA participa do Desafio Solar 2016 com barco Poraquê

Barco Poraquê vai pro desafio/Foto: Divulgação

O barco solar Poraquê, produzido pela equipe Leviatã da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será apresentado no Desafio Solar 2016, evento que acontece no período entre 05 a 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, e tem como objetivo reunir equipes em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar, visando estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.
A equipe Leviatã é a única do Amazonas na competição e trabalhou na melhoria do barco Poraquê desde março. De acordo com o aluno de Engenharia Naval da UEA e integrante da equipe, José Venicius da Costa, o barco apresentou avanços em relação à competição de 2015. “Temos um motor mais forte, fizemos estudos de proporção e hélice que permitiram um nível de eficiência do sistema maior”, destacou.


Barco Poraquê vai pro desafio/Foto: Divulgação
Barco Poraquê vai pro desafio/Foto: Divulgação

Costa explica que a equipe viaja na sexta-feira, às 00h30, para a competição e destaca que estão orgulhosos em representar o Estado. “Somos a única equipe do Amazonas e entendemos que montar um projeto como esse é difícil. Sentimos bastante honrados que, após a nossa participação do ano passado, estimulamos uma equipe do Pará para participar do Desafio neste ano”, enfatizou.

O aluno salienta ainda que, por conta das melhorias realizadas no barco, a expectativa é para um bom resultado. “Realizamos testes e estamos em um nível bom para quem sabe os primeiros lugares. Queremos mostrar para o Brasil que a Região Norte pode produzir um barco movido à energia solar”, vibrou.

Além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a equipe conta ainda com o apoio das empresas: BA Elétrica, Comercial Ciborgue, Família Toledano, QLUZ Solar, Ion Tech, Marina Tauá Manaus, Ecoloop – Coleta Seletiva e Reciclagem Manaus e Abaré SUP and Food.

Sobre o Desafio Solar Brasil – O “Desafio Solar Brasil (DSB)”, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) em parceira com a concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar. O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.

Sobre a Equipe Leviatã – A equipe Leviatã é formada por um grupo de universitários amazonenses com o objetivo de promover o desenvolvimento e a popularização da navegação e de iniciativas ligadas à utilização de energias renováveis no Amazonas e na Região Norte. Para isso, a equipe desenvolveu o primeiro barco universitário da Região Norte movido exclusivamente à energia solar e representaram o Amazonas e a região no Desafio Solar Brasil 2015, um rally nacional de barcos solares.

A ideia do projeto surgiu em novembro de 2014, quando um grupo de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conheceu o projeto do barco solar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e percebeu que iniciativas desse tipo não existiam na região. A equipe conseguiu ser formada em meados de março de 2015 e a competição ocorreria em novembro do mesmo ano. Mesmo com curto prazo, a equipe teve a capacidade de reunir condições técnicas, financeiras e logísticas para ser a primeira equipe de universitários do Amazonas e da Região Norte a conseguir construir um barco movido exclusivamente a energia solar para participar da competição Desafio Solar Brasil.

Artigo anteriorAdolescentes é apreendida com mais de quatro quilos de maconha, em Parintins-Am
Próximo artigoMotociclista perde controle e colide com veículo estacionado, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui