
Como noticiamos nesta sexta-feira (5), o vulcão Fagradalsfjall entra em erupção próximo de Reykjavik, capital da Islândia. Desde de quarta, o fenômeno virou atração turística na cidade, e vem reunindo diversos observadores que ficam próximos da lava para acompanharem o evento.
Fotos impressionantes mostram um grupo próximo da lava gerada pelo vulcão, que está localizado em uma área sísmica junto ao sistema vulcânico Krysuvik. De acordo com o Escritório Meteorológico islandês (IMO), o vulcão está a apenas 15 quilômetros de distância do aeroporto internacional do país, o que ajuda na atividade turística no local.
Apesar de a erupção deste vulcão ser relativamente pequena, o Departamento de Proteção Civil e Gerenciamento de Emergências alertou para a presença de gases tóxicos na região e recomendou que os moradores, turistas e curiosos evitassem a área.
Vulcão na Islândia
Um vídeo divulgado na última quinta-feira (5), que circula no Twitter, mostra a lava inundando os arredores e a fumaça oriunda do calor do material expelido pelo vulcão. Ou seja, apesar de bonito, assistir ao espetáculo da lava pode ser uma atividade bastante perigosa para os turistas.
⚡️The Fagradalsfjall volcano has awakened in Iceland. It is located just 30 km from Reykjavik, the capital of Iceland. Video from local media. pic.twitter.com/vs2hyT5H8D
— Flash (@Flash43191300) August 4, 2022
Ainda pela proximidade com o aeroporto, o IMO emitiu um código vermelho que, por enquanto, proíbe o serviço de aviação civil no local. Se, após as análises feitas pelo órgão, a situação se mostrar controlada, as medidas de restrição na aviação podem ser reduzidas para o código laranja.
Apesar da restrição na área, por enquanto o Ministério das Relações Exteriores informou que “não houve interrupções nos voos internacionais na Islândia, os corredores permanecem abertos”.
Fonte: Olhar Digital