Estudantes de seis países conhecem o sistema eleitoral brasileiro

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu um grupo de dez alunos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O objetivo da visita foi conhecer de perto o sistema eleitoral brasileiro, dentro do contexto de um curso de Masters in Business and Administration (MBA) em negócios e relações internacionais, que concentra seus estudos em países e continentes específicos. Desta vez, os focos foram o Brasil e a América Latina.


Os estudantes são originários do Equador, Peru, Chile, Estados Unidos, Costa Rica e Porto Rico e vieram ao Brasil para um curso de imersão linguística e cultural durante quatro semanas, entre os meses de junho e julho. Nesse período, o grupo vem aprimorando o conhecimento do português por meio de tópicos culturais, financeiros, políticos e históricos. Daí a escolha, feita pelos alunos, de incluir o TSE num roteiro de visitas corporativas a empresas e órgãos do país.

Os visitantes foram acompanhados todo o tempo pela assessora da Presidência da Corte Maria Angélica Pieroni, que elogiou o interesse dos estudantes pela instituição e pelo papel constitucional do TSE. “Elogiaram muito a arquitetura do prédio, que sabiam ser do Oscar Niemeyer”, contou.

Depois das palestras, os alunos estrangeiros participaram de uma votação simulada utilizando a urna eletrônica.
O chileno Gabriel Reizin votou e considerou a experiência da visita ao TSE muito válida, como ponto de comparação com o que vive em seu país. “Eu acho que foi uma experiência muito interessante. No meu país, nós temos o voto manual, em cédulas, e, de fato, nós vimos que este sistema [eletrônico] é mais adequado para a nova época da tecnologia que se tem”, ponderou.

Artigo anteriorPrefeitura instala ponto de coleta seletiva no Hiper DB do Nova Cidade
Próximo artigoPara agilizar PEC dos Benefícios, sessão na Câmara durou apenas 1 minuto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui