Estudantes do ensino médio recebem ajuda da UEA para decidir carreira profissional

Alunos recebem orientação/Foto: Divulgação
Alunos recebem orientação/Foto: Divulgação
Alunos recebem orientação/Foto: Divulgação

O estudante do 9º ano da Escola Estadual Alda Barata, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, Athirson de Oliveira, de 14 anos, já sabe qual carreira pretende seguir. Ele pretende cursar faculdade na área de tecnologia., em decisão tomada após conversas com familiares e professores, mas, foi durante uma visita à Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que o adolescente teve certeza de qual seria o seu caminho profissional.

“Quero seguir a área da tecnologia, em razão do Brasil estar se modernizando em vários setores, mas principalmente nessa área, além da falta de profissionais. Essa visita me ajudou a tirar duvidas em relação aos cursos dessas áreas. Depois daqui eu já tenho o meu futuro definido”, disse Oliveira.


O estudante foi um das centenas de alunos de várias escolas estaduais e municipais que visitaram as atividades desenvolvidas por acadêmicos da UEA para a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que encerrou na sexta-feira (19).

Os alunos tiveram a oportunidade de conferir diversas exposições, entre elas, o “Show da Química”, a “A Força da Gravidade”, a “Linha de Tempo da Cartografia”, os Tipos de Nuvens”, os “Efeitos da Chuva Ácida”, a “Formação de Tornados” e uma “Exposição de OTP”, voltada a profissionais de Engenharia da Produção

A professora de história da Escola Estadual Alda Barata, Mary Rates, destacou que estreitar a relação entre universidade e escolas também é um papel do professor, levando os alunos para dentro das atividades acadêmicas.

“Esse contato com a universidade ajuda eles a já respirarem um pouco do conhecimento científico. É um incentivo também para que eles possam entrar no mercado de trabalho com mais qualidade por meio da carreira acadêmica. Queremos sim Doutores e Cientistas no nosso Estado”, destacou Rates.

Progrmação

A programação incluiu visitas aos laboratórios de Metrologia, Laboratório de Materiais, Laboratório de Materiais Mecânicos, Laboratórios de Soldagem e Laboratório de Engenharia Química. As atividades com os alunos incluíram também a apresentação de robôs humanóides que auxiliam o desenvolvimento de pesquisas na Universidade, palestra sobre programas de Iniciação à Docência, e a Maratona de Programação no evento repleto de atrativos para o público de alunos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o território nacional com o objetivo de mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, com 4451 atividades já cadastradas em todo o país.

Artigo anteriorProdutores rurais de Lábrea recebem financiamento para custear safra de feijão
Próximo artigoSeis pessoas envolvidas com tráfico de drogas presas, em Novo Airão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui