Faculdade Fucapi lança edital inédito de Iniciação Científica, no Amazonas

Programa inédito na Faculdade/Foto: Promocional
Programa inédito na Faculdade/Foto: Promocional
Programa inédito na Faculdade/Foto: Promocional

A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Fucapi (Coope), acaba de lançar o primeiro edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Piict), que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O coordenador de pesquisa da Faculdade Fucapi, Alexandre Oliveira, explicou que o objetivo do programa é estimular uma maior interação entre as atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação no âmbito da Faculdade Fucapi.


“Além disso, o Programa visa despertar a vocação científica e a capacidade de desenvolvimento e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Incentivar a emergência de novos talentos potenciais para as atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico e inovação, entre estudantes de graduação”, informou o coordenador, destacando que o programa é amparado na pela Resolução 06/2014 do CONSUP e na Resolução Normativa 017/2006 do CNPq.

O coordenador explicou ainda que o programa está estruturado em duas modalidades: na iniciação científica que oferece aos estudantes a oportunidade de complementar as atividades de ensino. “Isso é feito através dos processos de investigação científica, por meio da participação em ações de caráter teórico-práticas, desenvolvidas no ambiente de pesquisa e que tenham como objetivo macro a produção de conhecimentos que tenham impacto regional e nacional”, disse.

Já a modalidade desenvolvimento tecnológico e inovação visa criar oportunidades para o envolvimento dos estudantes em atividades que tenham como objetivo o desenvolvimento e transferência de tecnologia para o setor produtivo por meio de pesquisas que aumentem a eficiência de um produto existente, ou que se proponha a concepção de um novo produto.

Como participar

O Piict-Fucapi prevê duas formas de participação: Piict Bolsista e Piict Voluntário. Na categoria Piict-Bolsista objetiva despertar no estudante a vocação científica bem como incentivar talentos potenciais. A apresentação de projetos nesta modalidade será acompanhada por um professor orientador e o projeto será contemplado com uma bolsa oriunda de instituições de fomento, tais como o CNPq.

A categoria Piict-Voluntário tem como objetivo fomentar a participação de estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa e que não tenham sido contemplados com a concessão de bolsas, mas que desejam iniciar ou dar continuidade às atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico de forma voluntária.

Para participar os estudantes precisam estar matriculados em um curso de graduação ou graduação tecnológica numa instituição de ensino superior pública ou privada, possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, possuir um orientador e para o estudante na modalidade Piict-Bolsista: não ter vínculo empregatício e ter tempo disponível para dedicação integral às atividades acadêmicas de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico e inovação.

Prazos e Inscrições

O processo de submissão de projetos de Iniciação Científica para bolsistas na categoria Piict-Voluntário poderá ocorrer durante o período de vigência do edital, ou seja, nos próximos 12 meses.

Em relação à categoria Piict- Bolsista, o processo de seleção e implementação das bolsas obedecerá ao calendário e a demanda de bolsas disponibilizadas pelo CNPq.

Acesse aqui o edital completo: Edital-PIICT-001_2014

Artigo anteriorPA: Assassinos de PM e esposa são condenados a mais de 60 anos, em Belém
Próximo artigoProdutores rurais atingidos pelas cheias receberão crédito emergencial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui