Festival Amazonas de Ópera ganha exposição no Manauara Shopping

Exposição Sansão e Dalila/Foto: Divulgação

Com 19 edições e muita história para contar, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) chega ao Manauara Shopping, com o lançamento da exposição “Ópera Mundo”, reunindo acervos, entre figurinos e fotografias, das mais memoráveis obras encenadas ao longo dos seus anos.
Com curadoria de Cleia Vianna, “Ópera Mundo” traz peças de “Ariadne Auf Naxos”, do Richard Strauss (1864 -1949), “Ça Ira” de Roger Waters, “As Valquírias” de Richard Wagner (1813-1883), “A Flauta Mágica” de Amadeus Mozart  (1756 -1791), “Lo Schiavo” de Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896), “Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk”, de Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), “Sansão e Dalila” de Camille Saint-Saëns (1835 – 1921), “La Gioconda” Amilcare Ponchielli (1834 – 1886), “Pagliacci” de Ruggero Leoncavallo (1857 -1919), “Manon Lescaut” de (1858 -1924) e outras.


De acordo com a curadora, “Ópera Mundo” é uma referência ao tempo e espaço. “A ópera é uma arte performática e, embora muitos pensem o contrário, ela é popular. E quando digo que depende do tempo e do espaço é que, dependendo de onde for apresentada, quebra o paradigma que ópera é só para a elite. Então, quando temos uma ópera italiana em Manaus, por exemplo, ela deixa de pertencer somente ao seu país e passa a ser do mundo, porque aqui, no Festival Amazonas de Ópera, ela vai carregar consigo elementos regionais, como a mão de quem faz o cenário, o figurino e os personagens. Com base nisso, estamos mostrando mais de perto um pouco da riqueza de ter um festival de ópera e quebrando a cerca de que foi construído com o título de Arte para a Elite. Na verdade, a arte é para todos quando ela toca nosso coração”, explica.

O secretário de cultura ressalta a importância da visibilidade que o Manauara shopping proporciona apoiando a exposição. “A parceria da iniciativa privada com o Governo do Amazonas tem sido fundamental, para a difusão da produção artística cultural do Estado ao longo dos anos e principalmente agora, em meio à crise que assola o nosso país. A história do Festival Amazonas de Ópera ganha este importante espaço, uma vitrine que interage com os mais diversos públicos. Ganha também a população que pode relembrar e prestigiar os momentos mais marcantes desse Festival, que já é tradição e é também uma oportunidade econômica para nossos artistas”, comenta.

Localizado no piso castanheiras, próximo a entrada pela Av. Recife, a exposição “Ópera Mundo” segue até o dia 31 de maio, aberto ao público no horário de funcionamento do Manauara Shopping, de segunda a sábado das 10h00 às 22h00, e domingo das 13h00 às 21h00, relembrando os momentos marcantes do FAO, entre estreias e grandes marcos na história da ópera mundial.

...e La Gioconda/Foto: Divulgação
                                                           …e La Gioconda/Foto: Divulgação

Artigo anteriorMãe de bebê jogado no rio Negro é presa por tráfico de drogas em Manacapuru
Próximo artigoDilma acompanha sessão do Senado, do Palácio da Alvorada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui