FIEAM: Empresários serão treinados para atuar no mercado internacional

Marcelo Lima, gerente CNI-Am/Foto: Arquivo
Marcelo Lima, gerente CNI-Am/Foto: Arquivo
Marcelo Lima, gerente CNI-Am/Foto: Arquivo

Com a proposta de preparar empresas para atuar no mercado internacional do setor de máquinas e equipamentos, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/AM), promove  amanhã (05), o lançamento regional do Plano Nacional de Ação para Internacionalização do setor.
Na ocasião, será realizada uma palestra para divulgação das diretrizes do plano, a partir das 08h00, na sede da Fieam, na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).


Conforme os números da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), referentes ao mês de fevereiro deste ano, o setor de bens de capital mecânico teve um faturamento bruto de R$ 6,02 bilhões, uma alta de 6,5% em comparação ao mês anterior.

Durante o evento, haverá uma palestra do especialista do setor Rodolfo Monteiro, que abordará os benefícios do plano para as empresas de pequeno, médio e grande porte, além de capacitação empresarial para internacionalização; prospecção de conhecimentos e negócios no exterior, entre outras coisas.

“É uma grande oportunidade aos empresários e microempresários que já trabalham nessa área e desejam ampliar seus negócios ou ainda ajudará aqueles que estão procurando um negócio para fazer investimentos. Apresentaremos as diretrizes e o empresário é que decidirá o melhor caminho a tomar”, explicou o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima.

As vagas para o o evento são limitadas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com a equipe do CIN/AM pelo telefone (92) 3631-0899 e pelos e-mails: [email protected];[email protected]  ou na sede da Fieam, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.

Lançamento nacional

O plano de exportação foi lançado, este mês, em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto. Segundo ele, as políticas se concentrarão em dois eixos: a conquista de novos mercados para os produtos brasileiros e a desburocratização das exportações.

O lançamento ocorreu após reunião com membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), órgão que engloba representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, e discute políticas para a indústria.

De acordo com Monteiro Neto, as medidas terão impacto fiscal mínimo. “Todos os participantes entendem que estamos em um momento de ajuste, que é necessário para restabelecer o equilíbrio macroeconômico do país e fortalecer a confiança dos agentes econômicos para impulsionar os investimentos”, declarou.

Artigo anteriorSusam tem meta de abrir mais 900 leitos de internação, na rede estadual
Próximo artigoCriador do Facebook mirim está no Brasil para lançar rede social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui