Formação técnica é chave para o sucesso profissional em 2024, mostra estudo

Foto: Freepik

“Investir em uma formação técnica é uma estratégia eficaz para entrar no mercado de trabalho com uma qualificação sólida”. A afirmação é de Eduardo Parica, coordenador de marketing do Centro de Ensino Técnico (Centec), tradicional escola profissionalizante de Manaus. Conforme ele, um estudo recente mostra que a formação técnica ainda é a opção mais indicada por brasileiros quando o tema é empregabilidade.


O coordenador se refere à pesquisa Educação e Opinião Pública, realizada pelo Instituto FSB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual oito, a cada dez brasileiros, acreditam que ter uma formação técnica ajuda a conseguir um emprego. Além disso, cursos técnicos são indicados por 91% dos brasileiros. O percentual sobe para 97% entre aqueles que têm formação técnica.

É nesse contexto que o Centec abre seu período de matrículas para 2024 ainda com os mesmos preços deste ano. A ideia é dar oportunidade para que mais e mais pessoas possam iniciar a nova fase investindo em suas carreiras. “As matrículas ficam abertas durante todo o ano para novas turmas que vão se formando. No entanto, é interessante a matrícula neste nosso período promocional, porque o aluno pode escolher um curso e garantir a mensalidade do ano que vem com o mesmo valor pago em 2023”, explica Eduardo.

Estão sendo realizadas inscrições para cursos técnicos presenciais e à distância, auxiliares, especializações técnicas e pós-graduação. As novidades para 2024 incluem novos cursos técnicos EaD em Serviços Jurídicos e Segurança do Trabalho. Com 14 anos de mercado, o Centec oferece mais de 30 cursos nos eixos de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, entre outros.

A mesma pesquisa Educação e Opinião Pública questionou os entrevistados sobre quais cursos técnicos eles indicam para formação. As pessoas consultadas responderam Informática, Enfermagem, Tecnologia da Informação, Administração, Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Edificações, Finanças/Contabilidade e Agronomia.

Presencial e EaD

No Centec, o aluno pode escolher cursar durante a semana (segunda a sexta), em um dos três turnos (matutino, vespertino e noite) ou aos sábados. A depender do tipo de curso (especialização, auxiliar ou técnico), a formação pode se estender entre 4 e 18 meses.

Além dos cursos presenciais da escola, ministrados em laboratórios equipados com materiais relacionados a cada curso, o Centec tem investido cada vez mais em cursos à distância. A instituição já disponibilizava os técnicos EaD em Administração, Transações Imobiliárias, Qualidade e Recursos Humanos. Agora, entram na lista os de Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos.

“Esse investimento nos cursos à distância faz parte de uma visão do Centec para se adaptar ao que enxergamos como demanda de pessoas que buscam uma formação. Os cursos EaD têm muitas vantagens, principalmente a possibilidade de fazer seu próprio horário, o que é muito bom para quem já tem uma rotina agitada”, afirma o coordenador.

O Centec está com matrículas promocionais em aberto até 31 de janeiro. O aluno deve levar cópias do RG, CPF, certificado e histórico de conclusão do ensino médio, certidão de nascimento, título de eleitor e uma foto 3×4. A instituição está localizada na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo. Para mais informações, ligue (92) 99223-1580.

Artigo anteriorPrograma Arpa e Sema levam ajuda humanitária a mais de 4,7 mil famílias afetadas pela seca
Próximo artigoPSOL exibi última propaganda partidária em 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui