Forte chuva inunda enfermarias do Hospital da Criança no Acre

Duas enfermarias do Hospital da Criança foram inundadas /Foto: Divulgação

Durante a forte chuva que atingiu a capital acreana, Rio Branco, na noite de quinta-feira (17), duas enfermarias do Hospital da Criança foram inundadas e tiveram que ser desabilitadas. A gerente da unidade, Jiza Lopez, disse que oito pacientes foram realocadas em outras enfermarias, mas que a situação foi “contida” rapidamente. Um vídeo foi feito mostrando o momento.


Dados da Defesa Civil de Rio Branco apontam que em pouco mais de 1 hora, choveu 44% do esperado para o mês de novembro na capital acreana. Segundo o órgão, entre 19h45min e 21h choveu 94 milímetros, dos 209 milímetros previstos para todo o mês.

A gerente explicou que além das enfermarias, parte do refeitório foi destelhado durante a chuva. A água atingiu ainda a parte elétrica do hospital, gerando um curto-circuito e queimando algumas lâmpadas da unidade de saúde.

“Houve o destelhamento, a água veio para o forro e algumas lâmpadas foram desativadas, mas nada grave. Foram desabilitadas duas enfermarias, que tiveram um problema maior, por conta do entupimento das calhas, mas a empresa já está no hospital nesta sexta, 18, tentando solucionar tudo isso”, disse a gerente.

Duas enfermarias do Hospital da Criança foram inundadas /Foto: Divulgação
Duas enfermarias do Hospital da Criança foram inundadas /Foto: Divulgação

Jiza afirmou que os pacientes que foram realocados devem retornar para as enfermarias desativadas ainda nesta sexta, assim que os reparos forem concluídos. A gerente disse que ainda não é possível estimar o prejuízo.

Autor do vídeo que mostra o momento em que a água começa a cair na enfermaria, o auxiliar de depósito Raimundo Gomes, de 40 anos, cobra manutenção e uma fiscalização mais rigorosa do serviço.

“A água começou a descer pelo forro, como se não tivesse cobertura. Dá uma sensação de insegurança, imagine se fosse durante a madrugada quando estivessem todos dormindo ou se as mulheres estivessem lá sozinhas recém-operadas, elas não conseguiriam sair sozinhas”, reclama Gomes.

Bombeiros atendem 6 ocorrências durante chuva

O Corpo de Bombeiros atendeu seis ocorrências durante a forte chuva. Segundo o major Cláudio Falcão, os atendimentos estavam ligados a desmoronamento de muros, queda de árvore, casa inundada e o curto-circuito do hospital.

“Não foram grandes ocorrências. Tivemos três desmoronamentos de muros, uma queda de árvore no bairro Vitória, mas sem maiores danos materiais, e também a ocorrência do Hospital da Criança, que ligaram informando que era um princípio de incêndio e que o local estava alagado, mas quando a equipe chegou lá, foi constatado apenas o curto-circuito. Além disso, tivemos uma situação de uma casa inundada”, afirmou Falcão.

Fonte: Enfoco Notícias

Artigo anteriorGarimpeiros mortos em área indígena de Roraima foram atacados a flechadas
Próximo artigoEmbrapa e Pronorte firmam cooperação para avanço da piscicultura no Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui