Fórum das Mulheres encerra o ano discutindo ações para 2014

Fórum das Mulheres discute ações para 2014/Foto: Divulgação

Fórum das Mulheres discute ações para 2014/Foto: Divulgação


Fórum das Mulheres discute ações para 2014/Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (26), a deputada Conceição Sampaio (PP), e as integrantes do Fórum Estadual de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, realizaram a reunião de encerramento de atividades no ano de 2013, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para discutir a pauta de trabalho e ações para 2014.

Conceição Sampaio destacou a importância do papel de cada militante, para o desenvolvimento das ações e fortalecimento do Fórum.

“Em 2013 cada uma de nós em nossos partidos fizemos nossa tarefa e cumprimos com o nosso compromisso de defender uma causa que é a necessidade de maior espaço para atuação das mulheres na esfera política, e agora queremos chamar atenção dessas mulheres para enxergar esta luta, até porque somos maioria na hora do voto, precisamos transformar essa realidade nas casas legislativas e no executivo, e para isso temos que criar uma boa agenda em 2014 para dar visibilidade às atividades que as integrantes de cada partido estão fazendo a favor do fortalecimento e ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão política, porque  se essa eleitora perceber sua causa defendida, ela terá o interesse e consequentemente impulsionaremos a mulher votar em mulher”. Defendeu a parlamentar.

Ela ressaltou, também o papel das redes sociais como fio condutor das eleições de 2014, “precisamos Focar na “questão online” para o fortalecimento ,das ações do Fórum. A internet tem força, as redes sociais tem força, e elas estão construindo uma nova ponte de informação e interação entre a população. Nesse cenário, o engajamento é o elo e a atitude, o grande instrumento de transformação e precisamos usar essa ferramenta ao nosso favor, se compartilharmos a boa informação independente das convicções partidárias, nós enquanto movimento temos que ter uma leitura de mulher protegendo mulher, isso vai trazer positividade em todo o estado em relação a causa feminina, e se hoje temos um Fórum fortalecido é porque tivemos unidade nas realizações das atividades com a participação dos partidos como foi o a Campanha do Laço Branco, evento solicitado pelo PCdo B e que nós mulheres de todos os partidos abraçamos com orgulha a iniciativa,  e foi também  através dessa união de nós mulheres  que  já colocamos 14 siglas partidárias dentro do Fórum”.

Vânja Santos que estava representando a senadora Vanessa Grazziotin, informou sobre o lançamento do o livreto Mais Mulher na Política, que tem como finalidade a campanha em defesa da paridade entre homens e mulheres na política, de acordo com Vanja, o lançamento no Amazonas será dia 14 de março. “a participação política das mulheres ainda ocorre a passos lentos. Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres e é esse lançamento do livreto aqui no Amazonas que vem de encontro com as nossas convicções de está cada vez mais buscando uma maior emancipação feminina dentro do cenário político amazonense”. Enfatizou Vanja Santos.

Ainda para o Lançamento do Livreto Mais Mulher na Política, Conceição Sampaio propôs criar uma revista do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos contendo a história e participação efetiva dos partidos para ser entregue junto com o livreto, com o objetivo de repercutir atividades de todos os partidos e as estratégias criadas procurando influir na quantidade e na qualidade da participação das mulheres na disputa e na prática política.

Violência contra a Mulher

Outra questão abordada trazida na reunião pela militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Francys Guedes, foi à preocupação com o aumento de crimes contra a mulher, citando três assassinatos de mulheres na capital, Francy ressaltou que está sendo cobrada enquanto movimento para fazer algo para coibir e cobrar ações efetivas contra essa violência e dar resposta para a sociedade.

A integrante do Partido da República, Rosely Pinheiro, que ouviu o relato da militante petista, sugeriu ao colegiado criar uma moção do que se pretende fazer contra essa violência e levar ao conhecimento das autoridades diretamente, para  reforçar a urgência de respostas eficazes do Estado e da sociedade para prevenir e punir a violência de gênero.

O Fórum entra na luta pela Reforma Política

O Plebiscito foi também pauta de discussão entre as componentes da reunião, Francys Guedes que chamou atenção para a relevância da iniciativa e a participação do Fórum  na realização de plebiscito relatou que plebiscito é um instrumento muito importante de participação popular na reforma política. “Precisamos chamar atenção de diversos segmentos da sociedade para as contradições do sistema político vigente, divulgar os objetivos do projeto de lei de iniciativa popular do movimento social, coletar as assinaturas necessárias para ele tramitar no Congresso Nacional e realizar o plebiscito para a convocação de uma Constituinte Exclusiva para debater a Reforma Política, e este colegiado decidiu que iremos fazer o Lançamento do Plebiscito no dia 28 de março aqui no nosso Estado, esse é o momento de construir um Brasil onde caibam todos e todas. Para nós do Fórum de Mulheres, será um projeto intenso de educação e formação política, que se dá no cotidiano das lutas. ”informou Guedes.

O Fórum não tem presidente ou uma diretoria formalizada e atua de forma colegiada. Os principais objetivos do Fórum são os de estimular e promover a maior participação da mulher na política, não apenas quantitativamente, mas qualitativamente, além de discutir uma pauta e linhas de ação em comum na defesa dos direitos das mulheres, independentemente da ideologia partidária.

Participaram da última reunião de 2013: Conceição Sampaio (PP) Vanja Santos (PCdoB), Francy Guedes (PT), Mary Jônia Sena (PPS), Valniceia F. Queiroz (PROS), Rosely Fernandes (PR), Sâmara Carvalho (PROS), Bruna Brelaz (PCdoB), Maria Eugenia Frazão (PT), Ama Claudia B. de Melo (PT), Miracelma S. Souza (PT), Jaqueline Sebben (PR), Maru Mavel (PT), Thais Sampaio (representante da Senadora Vanessa Grazziotin), Margareth Frazão (PT).

Artigo anteriorAprovada pela CMM emenda à LOA para implantar o Centro da Mulher
Próximo artigoSouza coleta assinaturas para construção da Ponte Solimões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui