Fucapi inventa carregador de celular movido à energia solar

Alunos apresentam Carregador para Celular alimentado a energia solar - Foto: Divulgação

Por Cristiane Barbosa, Agência Fucapi


Um carregador para dispositivos móveis ou telefones celulares movido a energia solar foi criado em Manaus por um grupo de alunos da Escola Fucapi.

O projeto intitulado ‘Carregador de celular portátil solar’ foi orientado pelo professor Alex Sander, para a turma do 3º módulo do curso de Eletrotécnica, é uma alternativa para contribuir com a redução de energia gerada a partir de combustíveis fósseis.

O objetivo da inovação é contribuir para economia de energia e ao mesmo tempo oferecer comodidade para os usuários de aparelhos móveis. O projeto está exposto na 11ª Feira Tecnológica Fucapi, que iniciou dia (30/10) e segue até esta sexta-feira (31/10), das 9h às 21h, na sede da instituição (Blocos A e D – Av. Gov. Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial), com entrada franca.

O carregador funciona por meio de placas fotovoltaicas alimentadas pelos raios solares, tal como um sistema tradicional de energia solar, mas adaptado para alimentar baterias de celulares ou smartphones.  “Pensamos em um projeto para promover a cultura da utilização de energia limpa e, ao mesmo tempo, mostrar que é possível fazer um carregador voltado a sustentabilidade do planeta”, informou o aluno de Eletrotécnica, Roberto Jarbas, que faz parte da equipe do projeto.

Alunos apresentam Carregador para Celular alimentado a energia solar – Foto: Divulgação

Com potência para gerar até 5 Volts, o carregador tem a mesma performance de um movido a energia elétrica convencional, levando cerca de 1 hora para completar a carga do telefone celular, dependendo do estado de cada bateria, conforme explicou Jarbas.

Energia solar será principal fonte energética até 2050

Esse projeto segue a tendência mundial que busca alternativas de energia limpa para a construção de cidades sustentáveis. Dados de um relatório recém-divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) prevê alto potencial solar, podendo ser a principal fonte energética do mundo até 2050.

No entanto, para que esta estimativa se torne realidade é necessário que certas políticas e investimentos sejam colocados em prática. O documento intitulado ‘Perspectivas e Tecnologias em Energia – 2014’ informa que se houver uma combinação entre a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica concentrada, é possível que essa fonte garanta 26% da geração global. Esse montante seria o suficiente para elevar a produção de energia limpa para 65% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 40%.

Sobre a Feira

A Feira Tecnológica da Escola Fucapi é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação e tecnologia. Empresas, investidores, empreendedores e estudantes estão convidados a visitarem o evento.

 

Artigo anteriorDerrotado nas urnas pela 4ª vez, PSDB agora quer ganhar no “TAPETÃO”
Próximo artigoESBAM realiza caminhada pela educação nesse sábado(01)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui