Fumaça sobre a cidade de Manaus não vem do Pará, afirma biólogo

Mestre e doutor em biologia, Lucas Fernandes - foto: recorte/montagem
A fumaça continua encobrindo o céu do Amazonas e está cada dia pior. Seja pela parte da manhã ou pela parte da noite, o problema atinge a maioria dos municípios do Estado e, até agora, nada de efetivo foi feito para solucionar o problema.
Para o biólogo, pesquisador, mestre e doutor em ecologia, Lucas Fernandes, está havendo omissão sobre as queimadas no entorno de Manaus. Ele também afirma que as informações de que a fumaça que paira em cima da cidade de Manaus tem sua origem nas queimadas no estado do Pará, é falsa.
Fernandes diz que o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, faz lobby e distribui informações falsas sobre as queimadas na Amazônia e omite sobre os problemas de saúde enfrentados pela população por conta da fumaça.
Manaus encoberta pela fumaças das queimadas – foto: recorte/redes sociais
“O secretário nega a sua responsabilidade sobre as queimadas e a relação com o que acontece dentro do Estado. É preciso que o Ministério Público entre com ação de responsabilidade e que, inclusive, afaste os responsáveis pelo meio ambiente no estado de seus cargos, por conta da inércia”, disse o biólogo.
Ventos sobre o Amazonas
O especialista comentou ainda, que os ventos no Amazonas estão estagnados e não há fluxo indo ao Sul e nem ventos vindos do Leste que possam trazer essa fumaça a Manaus.
“De acordo com dados do ‘Projeto Queimadas’ do ‘Alerta de Queimadas’ do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), há uma grande concentração de focos de incêndio do Careiro até Autazes, justamente de onde vem a fumaça”, disse.
Também há informações científicas do Meteored que mostram a existência de uma concentração de gases de pior qualidade do ar sobre o Amazonas. Em outros dois pontos, sobre o Pará. “Na realidade, temos três grandes focos na Amazônia e o estado do Amazonas é um deles”, conclui.
Dados de órgãos especializados no assunto, indicam que há concentração de emissão de gases de pior qualidade do ar sobre o Amazonas. “O Estado é um grande foco de queimadas na Amazônia para dar acesso à pecuária em áreas que anteriormente eram apenas floresta”, comentou Fernandes.
Ainda conforme o biólogo, os políticos manauaras estão em negacionismo. “Eles estão encobrindo essa série de queimadas. Há mais de um mês solicitei, por meio da Lei de Acesso à Informação, o número de pessoas que vão às unidades de saúde com problemas respiratórios e ainda não recebi”, ressaltou.

Artigo anteriorEleitores podem consultar novo site sobre biometria
Próximo artigoNova distribuição do salário-educação beneficia cidades menos favorecidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui