

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vai treinar funcionários de escolas públicas e particulares, para atuarem como agentes escolares de trânsito, com o objetivo de tornar mais seguro o acesso dos alunos à escola e, também, contribuir para a redução dos engarrafamentos nos horários de chegada e saídas de alunos.
Feitoza explica que a ideia de preparar os funcionários das escolas para atuarem como “Agentes Escolares” é tomar mais eficiente o atendimento à demanda da rede pública de ensino, que frequentemente registra acidentes com alunos por conta de motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito e também, algumas vezes, por imprudência de pais e de alunos, na hora de atravessar a pista, principalmente nas vias de tráfego intenso.
“Como na maioria das escolas não há um pessoa específica para atuar na segurança dos alunos na chegada e na saída da escola, o Detran-AM não poderia ficar omisso diante desta situação. O agente escolar será aquela pessoa preparada para mediar conflitos entre pedestres e condutores na porta da escola, contribuindo para inibir os excessos e imprudência, tanto dos condutores quanto dos pedestres”, afirma Feitoza.
As escolas interessadas em participar do projeto “Agentes Escolares” devem procurar a Gerência de Educação do Detran-AM, no horário das 08h00 às 14h00. Segundo o presidente do órgão, cada escola pode inscrever até dois funcionários, que serão treinados gratuitamente.