Goleada da Croácia sobre Camarões deixa Brasil em situação confortável

A responsabilidade agora é bem maior, só depende do Brasil/Foto: Marcelo Del Pozo(Reuters)

A responsabilidade agora é bem maior, só depende do Brasil/Foto: Marcelo Del Pozo(Reuters)
A responsabilidade agora é bem maior, só depende do Brasil/Foto: Marcelo Del Pozo(Reuters)

A vitória por 4 a 0 da Croácia sobre Camarões, deixou o Brasil em situação confortável na briga por uma das vagas do Grupo A, nas oitavas de final da Copa do Mundo. No cenário menos complicado para uma eliminação ainda na primeira fase, os anfitriões teriam de perder para os eliminados africanos e ver um empate entre mexicanos e croatas.

Ao fim de duas rodadas, a Seleção lidera a chave, com quatro pontos e dois gols de saldo. O México aparece na segunda colocação, com a mesma pontuação e um gol a menos de saldo. A Croácia completa a lista dos times ainda vivos, com três pontos e saldo de dois gols.

Se perderem para a desorganizada e desunida equipe camaronesa – houve troca de agressões entre Assou-Ekotto e Moukandjou no fim da goleada na Arena da Amazônia -, os comandados de Luiz Felipe Scolari ficarão estacionados nos quatro pontos. O jogo acontecerá na próxima segunda-feira, às 17h00, em Brasília.

No mesmo horário, acontecerá a outra partida da chave, em Pernambuco. Em caso de igualdade, o México chegará aos cinco pontos. A Croácia chegaria a quatro nesse cenário, deixando o Brasil para trás por apresentar um melhor saldo de gols ao fim de três rodadas.
publicidade

Há ainda outra hipótese na qual o time de Felipão seria eliminado, com uma vitória dos croatas. Para ficar fora dessa maneira, a Seleção teria de perder por dois gols a mais do que seria a derrota mexicana. Perdendo por um gol a mais, o Brasil ainda provavelmente teria a vantagem no segundo critério de desempate, o dos gols marcados.

Assim, descartada uma sucessão muito improvável de eventos, os anfitriões do Mundial têm maior preocupação em avançar com o primeiro lugar do Grupo A do que em evitar uma eliminação. Com um gol de vantagem sobre o México no saldo e dois gols marcados a mais, o time verde-amarelo deverá cumprir o objetivo com uma vitória simples.

Confira os cenários possíveis na última rodadão confortávela do Grupo A:

Vitória do Brasil sobre Camarões

O resultado assegura a classificação da Seleção e provavelmente lhe dá a primeira posição da chave. A liderança só seria perdida em caso de uma vitória elástica do México sobre a Croácia.

Empate do Brasil com Camarões

O resultado assegura a classificação da Seleção, mas coloca em risco a primeira posição da chave. Ela só seria mantida em caso de empate entre mexicanos e croatas.

Derrota do Brasil para Camarões

O resultado acaba com qualquer chance de classificação da Seleção na primeira posição e deixa ameaçada a segunda vaga, que seria salva com uma derrota da Croácia para o México. Empate em Pernambuco eliminaria o time verde-amarelo. Vitória croata deixaria a disputa do segundo lugar, entre brasileiros e mexicanos, para o saldo de gols. Hoje, a vantagem é dos anfitriões por um gol – e dois gols marcados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui