Governo admite necessidade de ajustes no Marco Civil da Internet

Após conseguir aprovar por unanimidade, nesta terça-feira (22), o Marco Civil da Internet no Senado, o governo reconheceu que o texto precisar de alguns ajustes.


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), informou que o Planalto está disposto a debater algumas modificações e apresentar regulamentação de alguns pontos da proposta por meio de MP (Medida Provisória).

De acordo com o líder, um dos pontos que ainda merece reflexão é o que trata da disponibilização de dados dos usuários da internet para autoridades.

— Há algumas interpretações que precisam ser debatidas. O governo está absolutamente aberto para que nós possamos compreender esse debate e produzir uma regulamentação consensual com relação a essas questões tão breve quanto possível.  

Leia mais notícias de Brasil e Política

A discussão é sobre quem são as “autoridades administrativas”, citadas no texto, que terão acesso aos dados privados dos usuários. Uma emenda chegou a ser apresentada, sugerindo a substituição do termo por “delegado de polícia e Ministério Público”.

No entanto, a emenda foi rejeitada porque a modificação faria com que o texto tivesse de voltar para a Câmara dos Deputados.

O senador e pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves (MG), foi um dos que chamaram a atenção para os ajustes que precisam ser feitos.

— O projeto é bom, mas não precisaria ter havido o atropelo que houve. É muito mais importante aprimorar o projeto do que transformá-lo em um ganho político seja para esse ou aquele partido.

O senador tucano lamentou o fato de a base aliada não ter aceitado discutir as modificações no texto e acredita que a definição genérica de “autoridade administrativa” pode gerar dúvidas e permitir que mais pessoas que o necessário tenham acesso aos dados privados dos usuários.

Artigo anteriorPT ameaça Vargas com expulsão caso ele não renuncie
Próximo artigoLula recebe hoje 27º título de doutor em universidade da Espanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui