Governo assina protocolo de criação de polo bioagroindustrial e logístico em Humaitá

Foto: Reprodução

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), assinou, na sexta-feira (02/6), Protocolo de Intenções com a empresa Zagaia Agro Ltda., oficializando as condições e tratativas para estruturação e implantação do “Projeto Zagaia” junto ao governo amazonense, abrangendo o Polo Industrial, Portuário e Logístico de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), com objetivo de tornar a região sul do estado um polo produtor de grãos, insumos e corredor logístico, por meio de um consórcio de produtores.


O ato aconteceu no gabinete do titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, com a presença do secretário Marco Antônio Villela, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e Ulisses Albuquerque, diretor-regional da Zagaia Agro, que também assinaram o Protocolo de Intenções.

Petrucio Magalhães Júnior enfatizou que “o governador Wilson Lima tem um olhar muito diferenciado para a região sul. É uma região de grande potencial agro sustentável, capaz de conciliar a produção de alimentos com a sociobiodiversidade”.

Foto: Thiago Águila / Sepror

Petrucio vê a empresa, autora do projeto, como âncora neste processo. “A Zagaia Agro deve atrair investidores da agroindústria, seja de insumos ou processamento para tudo o que se produz na região, tal como peixes e frutas e grãos. Podemos destacar também o apoio da prefeitura local, por meio do polo de alevinos de tambaqui e outras espécies. É um empreendimento que se situa próximo à hidrovia do Madeira, destinado a gerar muitos empregos e assim elevar o PIB do estado, diversificando sua matriz econômica e interiorizando o desenvolvimento, ou seja, viabilizando tudo o que preconiza a política do governo amazonense dentro do Programa Agroamazonas”, concluiu.

O titular da Sedecti, por sua vez, registrou que o desenvolvimento do sul do Amazonas é uma das metas do governo nos últimos quatro anos. “A determinação do governador Wilson Lima é viabilizar o crescimento econômicos de todos os municípios daquela região, e Humaitá está entre eles, daí nossa iniciativa que possa vir a atender este objetivo”, afirmou.

Por sua vez, Ulisses Albuquerque, diretor-regional do Projeto Zagaia, destacou que “o empreendimento, já em fase de execução, será um grande avanço no sistema portuário, serviços e apoio ao setor agropecuário sustentável no sul do Amazonas, e teve a atenção do governo Wilson Lima desde que foi apresentado à Sedecti e ao Sistema Sepror”.

Participaram também do ato, o gerente de Atração de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Felipe Litaiff; a assessora da Sedecti, Tayana Rubin; o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen; o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider; o assessor da Sepror, Sebastião Guerreiro, da Sepror; o consultor e coordenador do Projeto Zagaia, Renato Bondimam; e o diretor do Estaleiro Eram, responsável pela estrutura naval do Projeto Zagaia em Humaitá, Johnson Rabelo.

Projeto Zagaia

Polo Industrial, Portuário e Logístico de Humaitá abrange ações de cooperativismo de produção de grãos, de fomento a pequenos e médios avicultores, usina de fertilizantes e moagem de calcário, terminais portuários de combustíveis e portos destinados a outras atividades, além de um estaleiro naval e hub de manutenção naval.

Artigo anteriorConsórcio visa captar recursos para as prefeituras
Próximo artigoPresidiário Roberto Jefferson apresenta quadro de ‘confusão mental’ na cadeia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui