Governo começa a implantar iluminação de LED em Codajás

Foto: Antônio Caldas/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, nesta sexta-feira (02/11), o processo de implantação de luminárias de LED no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). Serão instalados 1,5 mil pontos de iluminação. O sistema chega a 19 bairros, que atualmente utilizam as lâmpadas de vapor metálico e de sódio ou não contam com qualquer tipo de iluminação nas vias.

A modernização do sistema está sendo realizada por meio do programa Ilumina+ Amazonas. Ao final dos trabalhos, Codajás passará a ser a 26ª cidade a contar com a iluminação 100% de LED. Até dezembro, o Amazonas terá pelo menos 28 municípios contemplados pela nova tecnologia, considerada a alternativa mais sustentável para iluminação pública. A implantação do LED garante maior eficiência energética, com redução no consumo de energia, que pode chegar a 60%.

Foto: Antônio Caldas/UGPE

Segundo o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa de modernização da iluminação pública no interior é um investimento importante feito pelo Governo do Estado, que já alcançou municípios em todas as calhas, nesta primeira fase.

“Implantamos LED desde a região metropolitana de Manaus até o Alto Solimões, na fronteira. É um grande trabalho, com resultados de proporções ainda maiores, pois significa integração entre os moradores, mais qualidade de vida, segurança e bem-estar”, enfatizou.

Foto: Antônio Caldas/UGPE

Nos próximos dias, Apuí e Anori também receberão as equipes técnicas para início da implantação do sistema.

A Avanço Construções, empresa que realiza os serviços, informou que serão atendidos 19 bairros em Codajás (avenida Badajós, Bela Vista, Colônia, Laguinho, Eduardo Ribeiro, Grande Vitória, Minha Casa Minha Vida, Nova Conquista, Nova Esperança, PET, Santa Luzia, São Francisco, Centro, Comunidade Flores Bela, estrada Ozias Monteiro, Hospital, Nova Esperança e proximidades da ponte), dos quais 12 localidades receberão iluminação pública pela primeira vez, representando 20% do total de pontos instalados na cidade. Nas demais regiões serão substituídas as lâmpadas convencionais para que toda a área urbana esteja contemplada.

Segundo o secretário de municipal de Infraestrutura, Sergilb Carvalho, a nova iluminação vai trazer muitos benefícios para o município, entre os quais bem-estar para a população, embelezamento da cidade e economia, pois a Prefeitura poderá solicitar o abatimento dos valores pagos à concessionária de energia, por meio da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

Foto: Antônio Caldas/UGPE

“Vai ser um ganho muito grande, vamos pegar parte desses valores e investir em outras áreas. É um grande avanço, especialmente para o bairro Nova Conquista, que não tem nenhum ponto de iluminação e, dentro desse projeto, está inserido o bairro com 100% de LED. Isso vai elevar a autoestima de quem mora naquele bairro, principalmente à noite”, disse o secretário.

Sustentabilidade

A durabilidade das novas luminárias é 10 vezes maior em relação às lâmpadas convencionais e, como consome menos energia, o LED tem contribuição significativa para o meio ambiente. Menos consumo pode ser traduzido na redução das emissões de gás carbônico e demais gases de efeito estufa na atmosfera. No interior do Amazonas, 98% da matriz energética é baseada em combustíveis fósseis que liberam gases na queima. Além disso, os novos equipamentos não possuem mercúrio em sua composição, metal altamente tóxico e prejudicial à saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui