Governo do AM leva empoderamento a Manacapuru com curso de confeitaria

Foto: Juliana Siqueira/Seas

Na última terça-feira (20/02), o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), inaugurou uma nova fase de oportunidades para os moradores de Manacapuru, situado a 100 quilômetros de Manaus. Pela primeira vez no interior do estado, o programa Prato Cheio promoveu um curso de capacitação visando integrar os usuários ao mercado de trabalho, oferecendo uma jornada formativa no ramo da confeitaria.


Sob a liderança da gerente do Prato Cheio no interior, Monik Araújo, a Seas organizou o Curso Básico de Confeitaria, um marco na iniciativa de ampliar os horizontes profissionais da população beneficiada pelo programa. Enquanto as unidades na capital têm recebido palestras educativas desde a implementação do Prato Cheio, esta iniciativa em Manacapuru é pioneira, oferecendo um curso estruturado e concedendo certificados ao término do estudo.

Monik Araújo ressaltou a importância desta qualificação para os frequentadores do restaurante popular: “Ao lançarmos o primeiro curso profissionalizante de Confeitaria Básica no Prato Cheio de Manacapuru, estamos demonstrando que nosso compromisso com a segurança alimentar vai além de simplesmente servir refeições. Estamos oferecendo uma visão de esperança, melhorando não apenas a vida do participante, mas de toda sua família.”

Foto: Juliana Siqueira/Seas

O compromisso do Governo do Estado se estenderá a todas as 25 unidades no interior. Mensalmente, um curso de capacitação será ministrado em um dos restaurantes populares, seguindo o cronograma da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/Seas). A próxima localidade a receber essa oportunidade é Presidente Figueiredo, em março.

“Estamos comprometidos em oferecer palestras e cursos em todas as nossas 26 unidades, acompanhando de perto o progresso de cada participante. Nosso objetivo é garantir resultados a curto prazo, pois estamos empenhados em transformar vidas”, enfatizou Monik Araújo.
Sob a instrução da nutricionista e confeiteira Ivanise Alves, o curso profissionalizante abordou as técnicas fundamentais da confeitaria, incluindo preparo de massas, recheios, coberturas, montagem e decoração de doces e bolos. Ao final da capacitação, as 21 alunas receberam seus merecidos certificados de participação.

Foto: Juliana Siqueira/Seas

A nutricionista Ivanise Alves compartilhou sua experiência: “Neste dia, estivemos na unidade de Manacapuru, onde ensinei técnicas valiosas para que as participantes possam iniciar seus próprios negócios com os recursos disponíveis em suas casas. O curso foi extremamente gratificante, proporcionando às alunas uma nova perspectiva e renovando suas esperanças em um futuro próspero, onde possam empreender e oferecer uma vida melhor para suas famílias.”

Ana Paula Custódio, frequentadora assídua do Prato Cheio de Manacapuru, expressou sua gratidão pelo curso: “Foi uma experiência maravilhosa! Aprendi técnicas novas e agora vejo novas oportunidades para empreender, quem sabe até abrir um pequeno negócio.”

Este curso de confeitaria não é apenas sobre aprender uma habilidade; é sobre capacitar indivíduos, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para construir um futuro sustentável e próspero. O Governo do Amazonas continua comprometido em promover iniciativas que capacitam e transformam vidas em todo o estado.

Programa Prato Cheio

O Prato Cheio foi criado pelo Governo do Amazonas e é gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam). Ao todo, são 18 unidades localizadas na capital e 26 no interior do estado.

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.

Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

Artigo anteriorGarimpo e montanha de lixo ameaçam a saúde e o meio ambiente em Japurá Amazonas
Próximo artigoIpaam oferece capacitação em Cadastro Ambiental Rural e Geoprocessamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui