Governo do AM oferece fisioterapia pulmonar para servidores afetados pela Covid-19

Foto: Reprodução

Com o intuito de garantir a segurança e auxiliar na reabilitação daqueles que contraíram o novo coronavírus, o Governo do Amazonas, por meio de secretarias de Estado, tem oferecido serviços de fisioterapia pulmonar a servidores estaduais. A medida vem para proteger e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, além de contribuir com o retorno seguro às atividades.


Entre os órgãos que oferecem acompanhamento com fisioterapia pulmonar estão a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação Hospitalar Adriano Jorge (FAHJ) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Na Fundação Hemoam, desde o pico da pandemia, o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) disponibilizou o serviço.

De acordo com a fisioterapeuta do NAS-Hemoam, Elene Santos, a fisioterapia respiratória é composta por exercícios que têm a função de reabilitar o músculo pulmonar e melhorar a capacidade funcional e ventilatória, prejudicadas com o novo coronavírus.

De abril a julho deste ano, a equipe multidisciplinar do NAS – Hemoam, composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, atendeu mais de 1.700 servidores.

Assistência – Criado em 2008, o Núcleo de Atenção ao Trabalhador (NAT) é o órgão responsável pela assistência integral e multiprofissional ao servidor da FHAJ. Ele visa os cuidados com as condições físicas, psicológicas e sociais no âmbito da área de atuação do hospital, bem como com os riscos inerentes às atividades realizadas.

Durante a pandemia, foram disponibilizados pelo setor de Fisioterapia, serviços de orientação para tratamento pós-Covid. Além disso, os servidores também passavam uma consulta com o NAT e diante da solicitação médica de reabilitação respiratória, todos eram encaminhados ao setor competente para serem avaliados, orientados e tratados da maneira correta. De março a julho, foram feitos 1.178 atendimentos.

Bem-estar do servidor – No dia 03 de julho deste ano, a Seas passou a oferecer fisioterapia pulmonar a servidores que tiveram Covid-19. As sessões são realizadas às segundas, quartas e sextas e nelas, são realizados exercícios de fortalecimento pulmonar e alongamento de todo o corpo.

Artigo anteriorPrefeito Anderson Sousa mostra a receita para se ter uma reeleição tranquila
Próximo artigoTRF-1 manda Juiz afastar ministro Ricardo Salles “imediatamente”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui